Designer Sérgio Sombra conclui projeto de sinalização da sede do TRE-PB
A nova sinalização vai transformar o aspecto visual do prédio e, depois, será implantada em fóruns e cartórios eleitorais do interior

Dentro de pouco tempo, a fachada e os ambientes internos da sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vão ganhar uma nova sinalização. O projeto de identidade visual foi concluído e apresentado à gestão pelo designer Sérgio Sombra, que vai desenvolver a sinalização de cartórios e fóruns em outras cidades paraibanas.
Na apresentação, Sérgio Sombra explicou as etapas do trabalho e o conceito que desenvolveu para conceber a nova identidade visual para placas e sinalização interna. “Fizemos uma pesquisa em outros Tribunais Eleitorais pelo país e percebemos que não há um padrão, e isso nos deu liberdade criativa para chegar a um modelo que pode perfeitamente até ser adotado por outros TRE’s”, pontuou.
Respeitando a identidade visual dos símbolos da Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral e do próprio Tribunal Regional Eleitoral, o designer desenvolveu a ideia trazendo elementos geométricos que compõem o símbolo do TSE e do TRE, aliados a cores dentro da paleta que identifica a Justiça Eleitoral.
Da fachada frontal, lateral, estacionamento externo e interno, além de todos os seis andares do TRE-PB, Sérgio Sombra incluiu totens, placas e murais que indicam, orientam e definem uma nova organização visual para servidores(as) e visitantes da sede da instituição.
Para o presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro, o trabalho do designer atualiza toda a comunicação interna visual feita há 25 anos. “Foi feita uma pesquisa interessante em todos os Tribunais Regionais do país. Há uma pulverização de informações, cada um seguindo um padrão. Aí a gente se volta para entender um pouco o conceito do símbolo do TRE, do próprio Eleitoral Nacional, trazendo isso para dentro com o objetivo de que a gente tenha pelo menos a uniformidade dentro do Estado”.
Segundo o desembargador, a ideia é que toda a sede e as zonas eleitorais da Capital obedeçam a uma mesma linguagem visual. “Isso nos dá muita força, e o sentido de unidade facilita o acesso do eleitor ao sistema eleitoral paraibano”, completou.
O trabalho de sinalização vai seguir sendo realizado em janeiro, quando o designer vai fazer todo o levantamento no Fórum Eleitoral de Campina Grande. Santa Rita e Cabedelo serão as próximas unidades a ter a identidade visual padronizada. “Agora que já tivemos o conceito aprovado, o trabalho vai fluir mais rapidamente”, garantiu Sombra.
Na reunião de apresentação, o desembargador Oswaldo Trigueiro autorizou o início dos levantamentos de preços para a contratação de fornecedores que executem o projeto. Participaram da apresentação a diretora-geral, Alexandra Cordeiro; o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias Melo; a secretária de Administração, Alessandra Mota; o arquiteto Luciano Jordan; a assessora de Comunicação Institucional e Multimídia, Michelle Sousa; além do estagiário de design da ASCOM, Ítalo Alexandre.
Mais detalhes do trabalho serão apresentados a magistrados (as) e servidores (as) pelo juiz Judson Kildare, gestor Plano Estratégico de Comunicação Institucional e identidade visual do TRE-PB. Será durante a realização da 3ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE), prevista para a segunda quinzena de dezembro em João Pessoa.
/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma montagem de uma foto do presidente do TRE-PB Oswaldo Trigueiro apertando a mão do designer Sérgio Sombra ao centro, tendo nas bordas um grafismo utilizado no projeto apresentado
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


