Projeto de implantação do Arquivo Central do TRE-PB atinge mais de 50% de execução
A evolução foi apresentada pelo juiz Jailson Shisue e pelo servidor Wellington Alves na 3ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE).

A implantação do Arquivo Central da Justiça Eleitoral paraibana já é algo concreto. Pelo menos foi essa a conclusão a que se chegou durante a realização da 3ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE), realizada nesta semana, na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A evolução do projeto já transformou a realidade em muitas Zonas Eleitorais, que tiveram espaços esvaziados com a transferência de documentos para o Anexo, em João Pessoa.
No Anexo, localizado no Distrito Industrial, a transformação do espaço também é significativa. Mais de 45 toneladas de documentos, em 8.200 caixas, já foram trazidas de mais de 25 Zonas Eleitorais paraibanas. O material vem sendo cuidadosamente separado e distribuído nas estantes do novo espaço.
O projeto Arquivo Central é uma das 20 iniciativas que fazem parte do Plano Estratégico do TRE-PB até 2032. A evolução da implantação de cada uma dessas ações vem sendo acompanhada durante a RAE. “O nosso projeto atingiu uma fase em que praticamente anda sozinho. A gente já passou pela fase de treinamento; o pessoal já sabe onde organizar as caixas, os arquivos, a separação, o que vai para descarte”, explicou o juiz gestor Jailson Shisue.

Ao lado do servidor Wellington Alves, Shisue é o responsável pela implantação do Arquivo Central. Na 3ª RAE, ambos mostraram evidências do quanto houve evolução da iniciativa a partir da transferência dos arquivos armazenados em diversas Zonas Eleitorais. “Esta semana, estamos fazendo isso em três Zonas Eleitorais de Patos. Com isso, alcançaremos, até o final do ano, 28 Zonas Eleitorais”, disse o juiz.
De acordo com Wellington Alves, as Zonas Eleitorais (ZEs) 28ª, 51ª e 65ª de Patos fazem parte do último roteiro de recolhimento de 2025 para o Arquivo Único. “Quase mil caixas de arquivo, totalizando aproximadamente 5 toneladas, serão transportadas”.
Todo o material transportado até agora já foi suficiente para ocupar 50% da capacidade do depósito existente no Anexo do TRE-PB. “Concluiremos a primeira etapa em março. O material restante das demais zonas será armazenado na parte que será construída”, explicou Wellington, informando que, nesta semana, será concluído o processo de escolha da empresa a ser contratada, por meio de licitação, para a execução da obra.
Satisfeito com a evolução do projeto Arquivo Central, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, parabenizou todos os envolvidos, chamando a atenção para as imagens do antes e depois das Zonas Eleitorais que tiveram seus arquivos esvaziados. “Chamo a atenção para o que antes era um acúmulo e hoje está limpo. Muitas Zonas Eleitorais estão, de forma interessante, sendo atraídas para a ideia de usar esses espaços como salas de treinamento, de reunião ou para outra finalidade”.
Em paralelo ao projeto, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) finalizou a separação do primeiro ciclo e publicou o edital que informa sobre a eliminação de documentos administrativos que cumpriram seu prazo de guarda. Em uma ação de sustentabilidade, no final de janeiro de 2026, após o prazo legal de 45 dias, o material será doado a uma das Associações de Catadores de Recicláveis parceiras do TRE-PB.

/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem estantes organizadas em várias fileiras, portanto caixas coloridas repletas de documentos
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 1 aparece o juiz Jailson Shisue apresentando a evolução do projeto durante a 3ª RAE, tendo ao lado o servidor Wellington Alves
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 2 aparece uma montagem do trabalho de transferência mostrando um grupo de pessoas com caixas ao redor ao lado do antes e depois da transferência no espaço duma Zona Eleitoral
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


