Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Justiça Restaurativa do TRE-PB avança agenda no interior e na sede

Projeto, fruto de parceria com o TJPB, realiza círculos de construção de paz em mais seis Zonas Eleitorais e programa encontro na sede em novembro

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um tecido colorido no chão em formato circular, com livros...

O projeto Justiça Restaurativa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) segue em seu cronograma de expansão, levando os Círculos de Construção de Paz a novas Zonas Eleitorais e à sede do Tribunal. A iniciativa, que visa fortalecer a cultura de diálogo, empatia e respeito no ambiente de trabalho, é fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TRE-PB e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Em atenção à Política Pública Nacional de Justiça Restaurativa, o Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) informou o cumprimento de uma intensa agenda nos Fóruns Eleitorais de Cabedelo (57ª ZE), Jacaraú (60ª ZE), Mamanguape (7ª ZE), Rio Tinto (55ª ZE) e Santa Rita (2ª e 3ª ZEs), no período de 3 a 6 de novembro deste ano.

O projeto também contemplará os servidores lotados na sede do Tribunal. No dia 18 de novembro de 2025, será realizado um círculo de construção de paz, das 7h às 12h, na Sala de Treinamento do 4º andar, proporcionando este espaço qualificado de escuta a toda a equipe da Secretaria.

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, também coordena o Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa do TJPB, reforçando o alinhamento da Justiça Eleitoral paraibana com a política nacional.

A dinâmica dos círculos busca proporcionar um espaço seguro de escuta, entre servidores, estagiários e magistrados, para compartilhamento de suas experiências e demandas, respeitando os princípios da horizontalidade e confidencialidade.

A juíza coordenadora adjunta do Nejure, Ivna Mozart, destaca o alcance do objetivo central do projeto: “O projeto tem alcançado o fim a que se propõe, qual seja, fomentar a conexão entre as equipes de trabalho e propiciar um espaço seguro de fala horizontal para os servidores. Uma escuta qualificada gera vínculos e servidores mais implicados no cumprimento de suas tarefas e, consequentemente, na entrega de um serviço público de excelência”.

A supervisora do Nejure e facilitadora dos círculos no TRE-PB, Suerda Araújo, detalhou os impactos positivos do projeto: “De maneira geral, posso dizer que temos percebido que as práticas restaurativas no eleitoral têm promovido uma abertura ao diálogo e um reforço aos vínculos que tem favorecido a compreensão das necessidades institucionais e o reconhecimento dos avanços na valorização aos servidores, sobretudo os requisitados/cedidos, e também uma integração entre todos que compõem as zonas, algo fora da rotina do eleitoral e mais horizontal. Tanto que tem sido recorrente por parte de quem vivencia a prática, a sugestão de replicação dessas visitas, incluindo-as no cronograma regular da instituição”.

Além dos círculos, a equipe do Nejure tem realizado sensibilização restaurativa, mantido tratativas com a comissão de assédio e disponibilizado vagas para curso introdutório de Justiça Restaurativa na plataforma da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), garantindo a dimensão formativa e a continuidade das ações.

 #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um tecido colorido no chão em formato circular, com livros e objetos dispostos em cima.


/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido