Sistema Janus elabora informativo técnico para prestação de contas anual
Desde a implementação em julho, o Sistema Janus gerou 322 informativos técnicos para processos de PCA sem movimentação financeira

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio do Sistema Janus, gerou 322 informativos técnicos após a implementação de uma nova rotina de automação para processos de Prestação de Contas Anual (PCA) sem movimentação financeira, no período entre julho e 6 de novembro.
A ferramenta Janus, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), combina inteligência artificial e robôs processuais para agilizar tarefas repetitivas, como a elaboração de editais, o lançamento de códigos de movimento processual, a confecção de minutas de sentenças e o impulsionamento automático de processos. Com a parceria firmada por meio de acordo de cooperação, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TRE-PB desenvolveu um documento informativo técnico para prestações de contas anuais sem movimentação financeira de órgãos partidários.
Essa nova funcionalidade poupa o servidor de procurar manualmente movimentações dos partidos em fontes de dados de outras instituições, a fim de verificar se a declaração de ausência de movimentação do partido está correta. Segundo o secretário da STIC, Vinicius Veloso, a automação para inclusão do informativo técnico proporcionou ganho de produtividade nas Zonas Eleitorais. “Estima-se que a pesquisa manual para obtenção do conteúdo de cada informação técnica leve ao menos 30 minutos para finalização. Com a inclusão dessa funcionalidade, o ganho de eficiência nas ZE’s é de aproximadamente 160 horas de trabalho”, revelou.
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou a importância da ferramenta no contexto da Justiça Eleitoral. “O Janus demonstrou sua eficiência e qualidade na automação de diversas rotinas processuais, sobretudo no primeiro grau de jurisdição. Ele proporciona celeridade em tarefas que antes exigiam intervenção humana individualizada, passando agora a serem executadas de forma autônoma e com exatidão”, declarou.
Ele aproveitou a oportunidade para reconhecer a competência e o empenho da Coordenadoria de Sistemas (Cosis) e da Seção de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Sedes) pela condução do projeto e pela entrega da solução dentro dos prazos planejados, bem como a parceria da Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral (SCRE) e da Secretaria Judiciária e da Informação (SJI). “O sucesso desta implementação não teria sido possível sem o empenho de todas as secretarias envolvidas”, frisou Oswaldo.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma placa mãe com a logo do Janus no formato de um cérebro.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


