Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB adota Perspectiva Racial em julgamentos seguindo Resolução CNJ

Tribunal disponibiliza em seu site o Protocolo que estabelece diretrizes para a equidade, atendendo ao que prevê a Resolução CNJ nº 598/2024

#PraTodosVerem: Na imagem aparece um banner com o título “Protocolo para Julgamento com Perspect...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) reafirma o compromisso de cumprir integralmente as diretrizes estabelecidas na Resolução CNJ nº 598/2024, que determina a adoção da Perspectiva Racial nos julgamentos em todo o Poder Judiciário. O objetivo é assegurar decisões judiciais justas, iguais e sensíveis às questões raciais, e reconhecendo as particularidades dos grupos histórica e racialmente discriminados.

Entre os esforços que destacam essa abordagem, o Tribunal disponibiliza em seu portal oficial, o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, atendendo à solicitação do Sistema Integra do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Protocolo é uma iniciativa que visa promover a implementação das políticas nacionais de equidade racial e garantir que os julgamentos em todas as esferas da Justiça sejam conduzidos com imparcialidade e sem discriminação. A Resolução do CNJ está alinhada com o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial e tem como objetivo combater o racismo estrutural.

Em atenção ao disposto no §2º do art. 2º da Resolução, que exige dos tribunais a provisão de meios para facilitar o acesso ao Protocolo, o TRE-PB criou uma página específica em seu site, tornando o material uma ferramenta de consulta para magistrados, servidores, operadores do direito e o público externo.

O Protocolo, que oferece fundamentos teóricos e um guia prático sobre igualdade, reafirma o compromisso global de combate à discriminação, conforme a Declaração de Durban (2001) e a Convenção Interamericana contra o Racismo, e reforça o dever constitucional de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor ou idade.

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, apoia a iniciativa, que se soma a outras ações do Tribunal em prol da diversidade e da inclusão, como as promovidas pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) e pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB).


Dia da Consciência Negra


Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) promoveu, na última terça-feira (11), o evento “Ciranda de Memórias e Afetos” na Biblioteca do Regional. Organizada pelo Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID) em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB), a iniciativa reuniu servidores e servidoras em rodas de conversa sobre vivências, ancestralidade e identidade negra, buscando fomentar a equidade racial e a valorização da diversidade étnico-racial, em consonância com o Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Equidade Racial.

 

Clique AQUI e veja a matéria sobre o evento.

 

/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 

Foto de Capa: #PraTodosVerem: Na imagem aparece um banner com o título “Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial” em letras brancas sobre um fundo laranja. Na parte superior, há cinco silhuetas de perfis de pessoas negras em fundo colorido, e na parte inferior, o texto “Conselho Nacional de Justiça” e logos de instituições parceiras.


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido