Renovação de mobiliário beneficia Cartórios Eleitorais no interior
Mais de dois mil itens, entre móveis e eletrodomésticos, são destinados às Zonas Eleitorais para modernizar a infraestrutura de atendimento

A modernização da infraestrutura das zonas eleitorais da Paraíba avançou com a aquisição de 2.017 itens de mobiliário e eletroeletrônicos, representando um investimento da ordem de quase dois milhões de reais. A iniciativa visa substituir equipamentos e mobiliar as unidades com novos conjuntos de mesas, cadeiras e sofás, além de eletrodomésticos como geladeiras, micro-ondas e condicionadores de ar, atendendo prioritariamente os cartórios do interior.
A medida integra a política de fortalecimento do primeiro grau de jurisdição, uma das metas da gestão do presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. Segundo a diretora-geral da instituição, Alexandra Maria Soares Cordeiro, a prioridade foi estabelecida para reverter quadros de precariedade identificados em inspeções anteriores. "Pudemos deflagrar diversas licitações para aquisição de cadeiras, longarinas, sofás, mesas de reunião, audiência e em L. Boa parte dos bens já foi distribuída para as unidades reformadas, e outros estão sendo separados pela seção de patrimônio para entrega", explicou.
Eficiência Orçamentária e Ergonômica
A viabilização das compras ocorreu por meio de economias orçamentárias e da utilização de créditos adicionais. A secretária de Administração (SAD), Alessandra Mota, ressaltou que a ação buscou oferecer melhores condições de trabalho e atendimento. "Seguindo a política do presidente de privilegiar o primeiro grau, foram adquiridos em torno de dois mil bens para dotar os cartórios de maior conforto, ergonomia e também atender com melhor qualidade os eleitores, que são nosso público-alvo", afirmou.
A renovação busca garantir que as unidades do interior sigam padrões de funcionalidade e acessibilidade, proporcionando um ambiente de trabalho adequado para servidores e um espaço digno para o exercício da cidadania.
Logística e Quantitativos
A distribuição dos materiais é organizada pela Seção de Gestão de Patrimônio (SEGEP). De acordo com a chefe da unidade, Sheila Hidelzuila Henriques Misael, as aquisições foram dimensionadas para atender às demandas específicas das zonas eleitorais. “As aquisições foram voltadas especialmente para o 1º grau de jurisdição, a exemplo das 1.200 cadeiras giratórias e fixas, 83 sofás, 31 micro-ondas, 26 geladeiras e 50 lixeiras”, detalhou. As entregas mais recentes contemplaram os cartórios de Pocinhos, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Esperança.
Legado e Qualidade no Atendimento
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou que a iniciativa surgiu da observação direta das necessidades no interior durante sua atuação na Corregedoria, onde visitou cerca de 30 zonas eleitorais. "Vi uma situação extremamente precária e dimensionei como as 55 zonas deveriam ser. Determinei que a equipe do almoxarifado percorresse todo o estado para catalogar as necessidades reais, resultando na aquisição de mais de dois mil itens, entre armários, cadeiras, sofás e birôs, visando o bom atendimento ao eleitor e melhores condições para os servidores, principalmente no primeiro grau", relatou.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Fotomontagem com diversas fotos de mobiliários que serão entregues às Zonas Eleitorais.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify







