TRE-PB participa de Seminário sobre segurança, comunicação e desinformação no TSE
Evento reúne até amanhã (29) servidores dos TRE’s e do MPF, além de chefes de Delegacias de Defesa Institucional da Polícia Federal

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está participando esta semana no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Seminário sobre Segurança, Comunicação e Desinformação. O evento, que foi aberto nesta terça (27), tem o objetivo de estimular o intercâmbio técnico e institucional sobre os principais desafios relacionados à segurança do processo eleitoral e ao enfrentamento da desinformação nas Eleições Gerais de 2026.
Estão representando o TRE-PB no Seminário, a assessora de comunicação institucional e multimídia, Michelle Sousa, e o assessor de segurança da informação, Diógenes Paiva. O encontro prossegue até esta quinta-feira (29) e é voltado exclusivamente a servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que atuam nas áreas de desinformação, comunicação e segurança, além de representantes e chefes das Delegacias de Defesa Institucional da Polícia Federal e servidores do Ministério Público Federal (MPF).
A abertura do Seminário foi feita pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que alertou para os riscos da desinformação e da manipulação de novas tecnologias, inclusive da inteligência artificial (IA), nas eleições deste ano. Segundo ela, a dúvida corrói as bases democráticas do processo eleitoral, que precisa ser garantido de maneira íntegra e tranquila. Ao abordar os impactos da disseminação de informações falsas, a ministra destacou que o uso indevido dessas tecnologias pode comprometer a liberdade de escolha do eleitor e contaminar o voto. Segundo ela, a desinformação deforma a realidade, ilude o cidadão e fragiliza o direito constitucional à informação. “Pode levar alguém a votar acreditando em uma falsidade e, depois, perceber que jamais teria feito aquela escolha se conhecesse a verdade”, afirmou.
A programação do primeiro dia seguiu com uma mesa sobre a temática criminalidade, segurança e o mundo digital. Para o assessor de segurança da informação Diógenes Paiva, o momento trouxe reflexões e ideias ao eleitoral paraibano. “No primeiro dia já conhecemos casos e dicas valiosas para fomentar ações em prol da segurança das informações em nosso Tribunal. Em especial, vimos a necessidade de elaborar um plano de comunicação eficaz para situações de crise”.

As Estratégias de Comunicação Social em Tempos de Desinformação também foi um dos temas debatidos na programação do Seminário. O assunto foi abordado no painel da Secretária de Comunicação Social do TSE, Taciana Giesel, em conjunto com a coordenadora de mídias e web, Rakell Dimanski.
“Acredito que começar o ano eleitoral debatendo a segurança e o combate à desinformação é muito enriquecedor. Estamos trocando informações entre as instituições, amadurecendo ideias, aprendendo juntos para um enfrentamento a esse problema no contexto eleitoral e diante de uma sociedade com pouco letramento digital”, declarou a assessora de comunicação do TRE-PB, Michelle Sousa.

Michelle lembrou que o TRE-PB está alinhado a essa preocupação do TSE, tendo inclusive escolhido por consulta pública o tema “Fake News/Combate à Desinformação” para o planejamento de suas políticas institucionais para o ano de 2026. “Também estamos com a construção do Plano de Comunicação Institucional do TRE-PB sendo trabalhado como um dos 20 projetos estratégicos de gestão. É uma iniciativa que abrange várias outras como a Política da Comunicação cuja minuta está em análise, bem como a elaboração do Plano de Comunicação das Eleições desse ano incluindo o gerenciamento de crise”, acrescentou a assessora.
Programação
Nesta quarta (28), a programação do Seminário inclui o debate de temas como a Atuação da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, A Desmitificação do Voto Eletrônico e o Papel da Segunda Institucional nas Eleições.
Também estão previstas oficinas de Planejamento e do Sistema de Alertas da Desinformação Eleitoral (SIADE). No último dia do evento, haverá o Painel Polícia Federal: segurança Pública, Criminalidade e Eleições.
/michellesousa/ascom/tre-pb/
Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece a Ministra Cármen Lúcia e um senhor de terno sentados à mesa de um auditório, com uma placa frontal que diz "Seminário da Justiça Eleitoral sobre segurança, comunicação e desinformação".
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mesa composta por cinco autoridades em um auditório, com a placa frontal do "Seminário da Justiça Eleitoral sobre segurança, comunicação e desinformação".
Foto 2: PraTodosVerem: Na fotografia aparecem um homem e uma mulher em pé à frente de uma bancada com a inscrição "Seminário da Justiça Eleitoral sobre segurança, comunicação e desinformação".
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


