TRE-PB recebe 3ª versão do Sistema Quipó
Essa atualização foi apresentada nessa semana pelos servidores do MPPB, Genário Barbosa e Ícaro Ramalho, parceiros da iniciativa.

A equipe da Coordenação de Sistemas (Cosis) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba recebeu a 3ª versão do Sistema Quipó. Essa atualização, que traz novas funcionalidades ao Quipó por meio do desenvolvimento do 3° e 4° nós, foi apresentada nessa semana pelos servidores do MPPB, Genário Barbosa e Ícaro Ramalho, parceiros da iniciativa.
Nesta etapa, foram implementadas rotinas que permitem a realização de ajustes orçamentários em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo TSE. A partir de agora, o sistema passa a registrar formalmente as alterações orçamentárias legalmente autorizadas, como suplementações e remanejamentos, ampliando significativamente a rastreabilidade e a transparência da gestão orçamentária.
Segundo o analista de negócios do MPPB, Ícaro Ramalho, essa nova funcionalidade possibilita a verificação ágil da existência de eventuais divergências entre os valores demandados e os efetivamente liberados, bem como o acompanhamento dos saldos disponíveis, considerando as mutações orçamentárias legalmente autorizadas. “Esse aprimoramento favorece, entre outros aspectos, a realização tempestiva de ajustes nas programações e o fortalecimento do controle e do acompanhamento da execução orçamentária desde a sua origem”, detalhou.
Para a próxima etapa, atualmente em desenvolvimento, estão previstos o 5º e o 6º nós do projeto, que permitirão o controle efetivo dos gastos por meio do registro prévio das despesas antes de sua execução, bem como da aprovação eletrônica dessas despesas. Essa fase considerará regras legais aplicáveis à execução orçamentária e financeira, como a disponibilidade orçamentária e o saldo de instrumentos licitatórios, entre outros critérios relevantes.
Segundo o Coordenador de Sistemas, Francisco Gomes, o cronograma de entregas para o desenvolvimento do Sistema Quipó segue em andamento. O próximo passo é introduzir a camada de segurança no Sistema para que sejam iniciados os testes da versão pelos servidores das Secretarias de Administração(SAD) e Orçamento e Finanças (SOF). “Após a realização dos testes e possíveis ajustes, a versão será considerada homologada pelas áreas de negócio, o que viabiliza a sua entrada em produção”, disse.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na foto aparece a captura de tela de uma reunião online com integrantes do Sistema Quipó.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


