Treine para as Eleições 2016 com o simulador de votação do TSE

Considerando as eleições gerais e municipais, os pleitos eleitorais são realizados no Brasil a cada dois anos, tempo suficiente para obter a prática necessária para depositar o voto na urna eletrônica. Entretanto, pensando nas pessoas que estão tirando o título pela primeira vez e em quem já votou, mas não tem tanta intimidade com o equipamento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu o Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Com ele, o eleitor pode praticar virtualmente a utilização da urna eletrônica.
Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Aurélio da Cruz, o simulador é uma ferramenta importante porque proporciona mais segurança, diminuindo as chances de erro durante o processo de votação. “Sobretudo os jovens eleitores precisam estar atentos, no nosso Estado, por exemplo, do inicio deste ano até ontem, 69.051 novas inscrições eleitorais foram realizadas pela Justiça Eleitoral paraibana, um número considerável”, acrescentou José Aurélio.
O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. Na relação constam cinco partidos (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore), cada um com cinco candidatos a vereador e um a prefeito, com seu respectivo vice. Na hora da votação, é possível navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da imagem da urna.
Existem opções de simulação para o primeiro e segundo turno e o equipamento virtual se assemelha muito com o real, contando com botões numéricos, “Branco”, “Corrige” e “Confirma” nos mesmos formatos e cores. Além disso, os mesmos sinais sonoros da urna eletrônica são emitidos.
No site do simulador consta todas as instruções necessárias para realização do processo virtual, inclusive um cartaz informativo que apresenta todos os partidos e candidatos elegíveis para a votação fictícia.