MULHERES: SOMOS CORPO, ALMA E POESIA
Nesta sexta-feira (12), a poesia de Eliane Coutinho e Fernanda Dantas

Nesta Semana Nacional da Mulher (8 a 12), a Comissão de Participação Feminina (COPFEM) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) presta homenagem a todas as mulheres da Justiça Eleitoral, por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março), postando diariamente poesia escrita por um(a) servidor(a) ou magistrado(a), nos Portais externo e interno do TRE-PB, com o slogan: MULHERES: SOMOS CORPO, ALMA E POESIA.
“Durante esta Semana da Mulher, todos os dias, será postado um poema no Portal do Tribunal, resgatando talentos internos e homenageando as nossas mulheres”, informou Ana Karla Farias, presidente da COPFEM.
No “MULHERES: SOMOS CORPO, ALMA E POESIA”, desta sexta-feira (12), os poemas: “Mulher”, de autoria de Eliane Coutinho Pinheiro Formiga, e “Sete Chaves”, de autoria de Fernanda Dantas de Almeida, servidoras efetivas do TRE-PB, lotadas na Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba.
Mulher
Mão que afaga, ampara, constrói
Une, concebe, separa, cai
Labuta, levanta, reconstrói
Harmoniza beleza, saber, sedução
Emancipada, empoderada, espetacular
Reunindo tudo em um só corpo, é muita tentação.
_ x _ x _ x _
Sete Chaves
Há um brilho diferente no olhar de cada mulher. Há uma deliciosa ventura e aventura de ser, sorrir e viver mulher. Somos fortes, vigorosas e robustas, mas também necessitamos de cuidado, próprio e alheio, pois somos suaves e delicadas: não nos amedronta chorar nem parecer vulnerável em certos momentos, não escondemos as lágrimas, sejam de alegria ou de tristeza, sentimentos inerentes à vida. Sorte dos homens é sermos vaidosas, e nem sabem eles que nos embelezamos para nós mesmas, para enxergar a beleza em todos os lugares e em todas as suas formas de expressão. Cada mulher traz em si um mistério, um dom, um talento, uma capacidade só dela. Capacidade de percorrer espaços vários e tempos infindos, realizar mil tarefas hercúleas, atravessar céu e inferno, Sol e estrelas, e voltando quase sempre intacta e serena. Nossa inteligência e intuição é capaz de enxergar verdades tão óbvias, daquelas que poucos homens são capazes de entender. Só quem é mulher entende tudo isso, e esse é o nosso segredo.