TRE-PB adere a Campanha 24 horas pelo Glaucoma

Mobilização nacional objetiva incentivar o diagnóstico e tratamento precoces do glaucoma, que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo

#PraTodosVerem: Na imagem aparece a logomarca da Campanha 24 horas pelo Glaucoma, com o desenho ...

A fachada do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está com a iluminação na COR VERDE no mês de maio, após o Tribunal aderir à Campanha 24 horas pelo Glaucoma. A atividade tem como objetivo mobilizar especialistas, órgãos competentes, cidadãs e cidadãos, em torno da conscientização sobre a doença que é a maior causa de cegueira evitável no mundo.

A “Campanha 24h pelo Glaucoma” é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em parceria com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), e tem o propósito de levar informação de qualidade, com evidências científicas, para a população. A campanha tem por finalidade também, abordar assuntos como grupos de risco para o glaucoma, perigos da automedicação, as causas da doença, a importância do uso de colírios, o acompanhamento do tratamento do paciente e a atuação do Programa Nacional de Glaucoma.

O 24 Horas pelo Glaucoma

O evento acontece tradicionalmente em maio, em virtude do Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 deste mês. Em 2023 a “Campanha 24h pelo Glaucoma” ocorreu no dia 20 de maio, nas redes sociais do CBO, e ganhou apoio de celebridades e instituições ao redor do Brasil.

O que é o glaucoma?

Segundo estudos, de 1 a 2% da população mundial convive com a doença. Os especialistas alertam que o glaucoma é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ele pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas.

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir ao cérebro reconhecer as formas e cores captadas. É uma doença que deve ser diagnosticada precocemente, uma vez que quanto antes os cuidados forem introduzidos, maiores as chances de mantê-la sob controle.

Lembrando que não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão, por conta disso é recomendado que os pacientes façam visitas regulares aos oftalmologistas. No Sistema Único de Saúde (SUS) é possível contar com o suporte de médicos e ter acesso a medicamentos, exames e procedimentos de diagnóstico e tratamento.

Saiba mais no site da Campanha


/com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia/

/rafaelkoehler/ascom/tre-pb



Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido