Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Juiz Bruno Paiva Teixeira apresenta resultado da I Maratona de Inovação da JE da PB

A Primeira Maratona de Inovação da Justiça Eleitoral da Paraíba foi promovida pelo LIODS e pela EJE-PB

Painel retangular com pessoas de pé, posando para fotografia, na sala de sessões do TRE da Paraíba.

Nesta quinta-feira (9), na 99ª Sessão Ordinária do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o juiz Bruno Paiva Teixeira, membro da Corte Eleitoral e componente da Comissão Avaliadora, apresentou oficialmente ao Regional, o resultado da Primeira Maratona de Inovação da Justiça Eleitoral da Paraíba.

O evento promovido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) e pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB), recebeu o apoio da presidente do TRE-PB, desembargadora Maria de Fátima Moares Bezerra Cavalcanti Maranhão e foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2023, no edifício-sede da Escola Superior da Magistratura (ESMA), tendo por objetivo fomentar a cultura de inovação no âmbito da Justiça Eleitoral (JE) e, nesta primeira edição, envolveu a participação de sessenta pessoas, sendo trinta pessoas da capital e trinta, do interior.

Na ocasião, estavam presentes as servidoras e os servidores que participaram diretamente da organização, as ganhadoras e os ganhadores dos prêmios em primeiro, segundo e terceiro lugares, o coordenador do LIODS e assessor de Eleição, Inovação e Inclusão (AEII), responsável pela realização da Maratona, José Augusto de Oliveira Neto, e a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB), Ana Karla Farias Lima de Morais.

O juiz Bruno Paiva Teixeira destacou que o evento foi extraordinário: “Eu participei da banca examinadora com o juiz eleitoral da 49ª Zona, Jeremias de Cássio Carneiro Melo, e a professora Yna Barbosa Honda, mestra e doutoranda, e faço o registro da premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares dos projetos vencedores, e também dos outros que não puderam estar entre os três primeiros, mas que são muito frutíferos e podem contribuir bastante com esta Corte para o aprimoramento dos serviços administrativos”.

Em 3º lugar, a premiação foi dada à equipe que deu resposta ao desafio: “Gestão de Mesários: Como criar um banco de dados de mesários com perfil adequado e em quantidade suficiente para suprir as demandas por substituição, uma vez que são apresentados inúmeros requerimentos de dispensa com justificativa de diferentes natureza?”. A solução apresentada foi criar totens de papelão com QR Code que leva a cidadã e o cidadão às informações e vantagens de se tornar uma mesária ou um mesário. Estes totens seriam colocados em universidades, entidades parceiras e também em órgãos públicos.

O prêmio foi entregue pelo juiz membro Fábio Leandro de Alencar Cunha, à representante da equipe, Anália Eugênia Marinho Xavier de Moraes, chefe da Seção de Engenharia e Arquitetura (SEARQ). A equipe era formada também por Marcelo Dantas de Moura, Thiago Marreiro Tomaz da Silva e Elvis Teódulo Arruda.

A equipe premiada com o 2º lugar respondeu ao desafio: “Eficiência na Comunicação: Como gerenciar uma grande quantidade de colaboradores de apoio logístico e mesários durante os processos eleitorais?”. A solução apresentada pela equipe foi o desenvolvimento de um aplicativo chamado Agiliz-E que seria operado por servidoras e servidores que auxiliam na preparação das urnas eletrônicas, nos dias que antecedem as Eleições e no dia do pleito, registrando a organização e preparação dos locais de votação, e os incidentes ocorridos com as urnas em tempo real.

O juiz decano e ouvidor Eleitoral José Ferreira Ramos Júnior entregou o prêmio à representante da equipe vice-campeã, Erika Camarotti de Lima, assessora de Gabinete de Apoio à Governança e Gestão da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (GABSTIC), composta também pelos servidores Leonel Marques de Luna Freire, José Fábio de Lima Soares, Geovanny Chagas Farias e Eugênio Souza.

A equipe vencedora respondeu também ao desafio: “Gestão de Mesários: Como criar um banco de dados de mesários com perfil adequado e em quantidade suficiente para suprir as demandas por substituição, uma vez que são apresentados inúmeros requerimentos de dispensa com justificativa de diferentes natureza?”. A solução sugerida pelos integrantes foi criar um “Selo Empresa” e um “Selo Órgão Cidadão” que reconheceria as empresas e os órgãos públicos que incentivassem a participação de seus colaboradores como mesários voluntários.

O troféu de equipe campeã da Primeira Maratona de Inovação da Justiça Eleitoral da Paraíba foi entregue pelo procurador Regional Eleitoral, Renan Paes Félix, ao representante, João Demar Lucena Rodrigues, secretário de Auditoria Interna (SEAUDI). Também foram vencedores os servidores Adailton Ventura da Silva, Viviane Andrade de Almeida, Adailton da Silva Cazé e Ytalo Farias Souto.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão parabenizou todas e todos que colaboraram com a questão da inovação: “Reafirmo: continuem contribuindo, porque servir ao próximo através da nossa função de servidor público imbuído no propósito de ajudar, colaborar, acolher é muito importante, só temos que agradecer por essa oportunidade de servir, dando cada vez mais o melhor de nós”. (...) “É através do estímulo aos servidores, é através de um trabalho inovador que nós podemos proporcionar um serviço melhor a todos que procuram o nosso Tribunal, o Tribunal da Democracia", asseverou a magistrada.

Ao final, o diretor-geral da Secretaria do TRE-PB, André Vieira Queiroz, fez pronunciamento elogioso ao evento:
“Diante da relevância e magnitude do evento, que contou com a participação de 60 servidores, dentre os quais, 30 das zonas eleitorais do Estado, com o objetivo de fomentar a criatividade para a solução de problemas concretos do Tribunal, esta Maratona da Inovação foi apontada por muitos como uns dos melhores eventos realizados pelo TRE-PB nos últimos anos.

Recebemos vários depoimentos nesse sentido e isso é algo que temos que registrar, enaltecer e procurar torná-lo permanente no nosso calendário”.
Na ocasião, o diretor-geral comunicou, em primeira mão, que a desembargadora-presidente, Fátima Maranhão, determinou instauração de “processos específicos para analisar a efetiva viabilidade de implantar cada uma dessas soluções propostas”, o que tirou aplausos da plateia.
André Vieira concluiu parabenizando a todas as equipes, que muito se empenharam, e não somente as equipes vencedoras. “Foi lançada a semente da inovação e esperamos que ela germine ótimos frutos para o Tribunal”, disse o Diretor-Geral.



Clique AQUI e confira as fotos da Primeira Maratona de Inovação da Justiça Eleitoral da Paraíba.

Clique AQUI e veja o vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional e Multimídia do TRE-PB com imagens da Primeira Maratona de Inovação da Justiça Eleitoral da Paraíba.

/com informações da diretoria-geral/tre-pb/


/alexandredias/ascom/tre-pb/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido