Colaboradores da APAE-JP chegam para experiência de inclusão do TRE-PB
Cinco alunos vão aprender e ensinar na rotina de cinco setores da sede da Justiça Eleitoral da Paraíba

Expectativa, ansiedade e empolgação. Foram esses os sentimentos dos cinco novos colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que chegaram nesta quinta-feira (07) para uma rotina nova de vida e de trabalho. Eles vêm da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (APAE-JP) e fazem parte do Projeto Cuidar lançado no final do mês de julho pelo Tribunal.
A iniciativa, fruto de parceria entre TRE-PB e APAE-JP, contempla inicialmente cinco jovens com deficiência intelectual: Bruno Alexandre Gomes Ferreira, Gustavo Soares Lemos, José Raniel Bezerra Pinto, Larissa da Costa Moraes e Marília da Costa Souza. Acompanhados por um monitor da Associação, eles começaram hoje as atividades que vão acontecer inicialmente três dias na semana, das 9h às 11h.
Para receber os novos colaboradores, a APAE-JP realizou um encontro com servidores e servidoras do TRE-PB com o objetivo de alinhar condutas, esclarecer dúvidas e garantir que a inclusão dos novos colaboradores acontecesse de forma acolhedora, respeitosa e eficaz. A recepcionista Roseli Mendes de Oliveira participou desse momento. “Estive lá na Associação e aprendi muito a questão da inclusão no mercado de trabalho. É tão importante isso, pois não só vamos ensinar, como vamos aprender no dia a dia”.
Junto a ela e aos demais recepcionistas do Tribunal, Bruno Alexandre Gomes Ferreira assumiu seu posto com visível empolgação. Minha expectativa está boa, direitinho. Tô vindo a primeira vez estagiar, trabalhar aqui. Tô animado, gostando muito”. No almoxarifado, Gustavo Soares Lemos também foi acolhido para a nova missão. “Estou muito animado e espero muitos trabalhos. Quero ser muito feliz aqui”.
Na presidência do Tribunal, Larissa da Costa Moraes foi recepcionada não só pelos servidores e servidoras, que já a instalaram numa estação completa de trabalho, mas também foi acolhida com alegria na Diretoria-Geral, setor vizinho ao que vai trabalhar. Marília da Costa Souza e José Raniel Bezerra Pinto também foram encaminhados aos seus setores na Secretaria de Modernização e Gestão Estratégica e na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
“Esse é um momento de muita felicidade. A gente estava com muita expectativa para isso. O nome é Projeto Cuidar e a gente cuida deles e eles cuidam da gente”, destacou Patrícia Lemos, da comissão multidisciplinar de acessibilidade, inclusão e diversidade do TRE-PB. O projeto de inclusão foi lançado oficialmente na última quarta-feira (30/07) em uma solenidade na Sala de Sessões do TRE-PB, com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Kukina, que ministrou palestra sobre inclusão e acessibilidade.
/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece os cinco novos colaboradores acompanhados de servidoras da APAE-JP e do TRE-PB
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify