Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB assina cessão do Casarão dos Azulejos para Museu da Justiça Eleitoral

Espaço histórico no Centro de João Pessoa será sede do futuro Memorial da Democracia

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de autoridades posando para a foto, com quatro de...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deu um importante passo para a preservação da história política do estado com a assinatura do termo de cessão do Casarão dos Azulejos, no Centro Histórico de João Pessoa. O prédio, agora oficialmente cedido pelo Governo do Estado ao TRE-PB, será a futura sede do Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia. A assinatura do termo de cessão de uso foi na manhã desta quarta-feira (6).

A solenidade de assinatura contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo, do presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, além de outras autoridades como o vice-governador Lucas Ribeiro, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e o vice-prefeito Léo Bezerra.

O local escolhido tem um valor simbólico marcante: foi justamente no Casarão dos Azulejos que a Justiça Eleitoral paraibana teve sua primeira sede em 1932. O presidente do TRE-PB destacou a sensibilidade do governador de entender esse propósito e abraçar essa a ideia cedendo o prédio para a implantação do Museu. “Hoje é um dia muito feliz para a história, memória e cultura daqui e , principalmente, para a preservação do centro histórica. Isso é uma luta diária para todos que enaltecem o que há de belo para nossa história”. 

Durante o evento, também foi assinada a portaria que instituiu a Comissão de Notáveis, grupo responsável por coordenar a implantação do Museu da Justiça Eleitoral. A presidência da comissão ficará a cargo do desembargador Marcos Cavalcanti, que já vinha colaborando com as etapas iniciais do projeto desde abril deste ano.

“Eu fiquei muito honrado com o convite para fazer parte da comissão. Acho que é uma grande conquista, pois foi aqui que nasceu a Justiça Eleitoral. Então, o memorial está voltando para uma casa que é realmente da JE e é mais um equipamento cultural para a cidade que está recebendo hoje muitos visitantes e turistas. Só vem engrandecer a Capital”, declarou o desembargador Marcos Cavalcanti, já programando um cronograma de atividades com os demais componentes da comissão para o trabalho de acompanhamento da implantação do Museu.

A Comissão de notáveis é composta pela vice-presidente desembargador Fátima Bezerra Maranhão, pelos arquitetos Cristine Evelise, Humbelino Peregrino de Albuquerque, a museóloga Marisa Pires Rodrigues, o procurador do Ministério Público de Contas Marcílio Franca, o ex-secretário de educação e membro Sales Gaudêncio.


Convênio


O governador da Paraíba e o presidente do TRE-PB também assinaram um convênio no valor de quase R$ 5 milhões para a execução das obras necessárias no casarão dos azulejos para a implantação do Museu. “A Licitação foi autorizada agora para fazer as adaptações aqui. Não precisa mexer muito nesse prédio, mas  precisa recuperar as instalações hidráulicas, elétrica e acessibilidade”, explicou o governador João Azevedo afirmando que as obras devem começar entre 30 ou 60 dias. 

Ao discursar na solenidade, o governador João Azevedo aproveitou o momento para fazer um relato de todos os investimentos que vêm sendo feitos pela gestão para revitalização do centro histórico. Ele anunciou inclusive as conversações com um grupo hoteleiro de Portugal com expertise na implantação de hotéis em Centro Histórico.

O projeto do museu está em desenvolvimento há quatro meses e já envolveu diversas reuniões técnicas com arquitetos, historiadores e membros da Comissão de Gestão de Memória do Tribunal. A previsão é que o espaço seja aberto ao público até o final do ano, oferecendo um local de visitação para escolas, universidades e a população em geral.

A criação do Museu da Justiça Eleitoral paraibana é uma iniciativa alinhada com a valorização da memória institucional, da cidadania e da democracia, reforçando o papel educativo e cultural da Justiça Eleitoral no Estado. “O museu precisa ser convidativo, agradável e preservar todo o patrimonio já existente. O visitante vai ter totens interativos e um acervo belíssimo para ser visitado pela população”, antecipou a museóloga Marisa Rodrigues.

Galeria de Fotos:

1/ Galeria de imagens



/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de autoridades posando para a foto, com quatro delas ao centro segurando uma pasta vermelha com documentos.

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido