Reunião no TRE-PB discute aspectos técnicos para implantação de Museu
Participaram da reunião técnica, membros da comissão de notáveis para implantação do Museu, além de servidores e servidoras do TRE-PB

Os trabalhos para implantação do Museu Eleitoral – Memorial da Democracia seguem acelerados no âmbito da Justiça Eleitoral paraibana. Na manhã desta quarta-feira (13), integrantes da Comissão de Notáveis instalada para conduzir o projeto, juntamente com servidores e servidoras no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), se reuniram para discussões técnicas em torno do projeto.
De acordo com o arquiteto Luciano Jordan, da seção de engenharia e arquitetura do TRE-PB, a reunião foi importante para definir algumas questões como as circulações verticais, exigências da parte do Corpo de Bombeiros e entender bem o funcionamento da distribuição dos espaços, o fluxo que os visitantes percorrerão. “Foi bem proveitosa, acho que a gente conseguiu definir os aspectos globais do projeto. A próxima reunião vai ser mais técnica, com projeto mais amadurecido e vamos partir para as correções pontuais”.
Além de Jordan, participaram da reunião os arquitetos Cristine Evelise, Humbelino Peregrino; a museóloga Marisa Pires Rodrigues; o assessor da presidência Eduardo Rangel, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral Vanessa do Egypto e Diogo Barbosa da Seção de Programas, Biblioteca e Memória Institucionais do TRE-PB.
Segundo Eduardo Rangel, o momento é de elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares (ETPs) e do parecer museológico. “Há vários projetos sendo elaborados em conjunto com a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN) e somente depois disso é que será lançada a licitação para o início das obras”.
O Museu da Justiça Eleitoral vai funcionar no prédio histórico do Casarão de Azulejos em João Pessoa. A solenidade de cessão do local por parte do Governo do Estado ao TRE-PB ocorreu no dia 06 de agosto. Na ocasião, o governador João Azevedo e o presidente do TRE-PB Oswaldo Trigueiro do Valle Filho também assinaram um convênio no valor de quase R$ 5 milhões para a execução das obras necessárias no casarão dos azulejos para a implantação do Museu.
O projeto do museu está em desenvolvimento há quatro meses e já envolveu diversas reuniões técnicas com arquitetos, historiadores e membros da Comissão de Gestão de Memória do Tribunal. A previsão é que o espaço seja aberto ao público até o início do ano que vem, oferecendo um local de visitação para escolas, universidades e a população em geral. A criação do Museu da Justiça Eleitoral paraibana é uma iniciativa alinhada com a valorização da memória institucional, da cidadania e da democracia, reforçando o papel educativo e cultural da Justiça Eleitoral no Estado.
/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas em reunião em torno de uma mesa analisando projetos
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify