TRE-PB participa da 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
Evento no CNJ debateu políticas, estratégias e transparência do Judiciário, com a presença de representantes do TRE-PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) participou nesta quarta-feira (20), em Brasília, da 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A reunião teve início às 10h e objetivou debater políticas e programas em execução, acompanhar o desenvolvimento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e divulgar o resultado final do Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2025.
Representando o Regional paraibano, estiveram presentes o presidente, desembargador Oswaldo Trigueiro Valle Filho; o vice-presidente e corregedor, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos; a diretora-geral, Alexandra Cordeiro; o secretário de Gestão Estratégica e Modernização, José Augusto de Oliveira Neto; e a coordenadora Jurídica e Correicional da Corregedoria, Andréa Ribeiro de Gouvêa.

A solenidade de abertura contou com a participação do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e do vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin.
O ministro Luís Roberto Barroso destacou, durante a abertura da reunião, a importância do cumprimento das metas nacionais da Estratégia do Poder Judiciário 2021–2026, com foco em indicadores de desempenho, projetos de inovação tecnológica e resultados do Ranking da Transparência. Ele reforçou a necessidade de priorizar processos antigos e casos de improbidade administrativa, mencionou avanços na transparência e na equidade de gênero, incluindo a promoção de 30 juízas a desembargadoras em apenas um ano, e defendeu a valorização de soluções consensuais e da conciliação no Judiciário.

“Estamos hoje diante de um dos maiores desafios cívicos da nossa jovem democracia: a preparação para o pleito de 2026. Este não é um mero evento logístico ou técnico; é a materialização do pacto fundamental que nos rege como nação. A lição que extraímos dos recentes ciclos eleitorais é clara: a solidez do processo é o antídoto mais poderoso contra a desinformação e a deslegitimação. Por isso, nosso compromisso é inegociável: faremos das Eleições 2026 um exemplo incontestável de transparência, segurança e eficiência. Trabalharemos incansavelmente, ao lado de todos os entes da República e da sociedade civil, para garantir que cada voto seja expressão autêntica da vontade popular e que cada cidadão possa confiar não por fé cega, mas por prova concreta, na inviolabilidade das urnas e na justeza do resultado. Que esta eleição seja um marco de pacificação e um farol de esperança, reafirmando perante o mundo a maturidade e a resiliência da democracia brasileira”, declarou o ministro Roberto Barroso.
Na ocasião, também foi apresentado o resultado do Ranking da Transparência 2025, com entrega de certificados realizada pelo ministro Caputo Bastos, conselheiro do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas.
À tarde, a programação será marcada por reuniões setoriais dos segmentos de justiça, sob a coordenação dos comitês gestores, e pelo painel sobre a Política Nacional do Poder Judiciário para o Clima e Meio Ambiente. O debate contará com a presença da conselheira Daniela Madeira, do secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, Gabriel da Silveira Matos, e da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Cristina Marques Peres.
Outro ponto de destaque será a apresentação das propostas e metas nacionais para 2026 pelos segmentos de Justiça. Esse momento contará com a participação da secretária-geral do CNJ, Adriana Alves dos Santos Cruz, do secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, Gabriel da Silveira Matos, e do juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Fábio César dos Santos Oliveira. O encerramento será conduzido pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.
O 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário está previsto para os dias 1º e 2 de dezembro, em Florianópolis (SC), ocasião em que presidentes de tribunais irão deliberar e aprovar as metas e diretrizes estratégicas da Justiça Eleitoral e dos demais ramos do Judiciário para o ano de 2026.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Fotografias: CNJ
Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem no destaque três homens e uma mulher, sentados em cadeiras atrás de uma mesa retangular. O painel atrás deles exibe a logo do Conselho Nacional de Justiça e à direita há um banner do "19º Encontro Nacional do Poder Judiciário".
Foto 1: #PraTodosVerem: A fotografia mostra o interior de uma sala de reunião, ocupada por várias pessoas, com mesas grandes e longas, e cadeiras pretas de couro. O ambiente é formal, com diversas pessoas sentadas nas cadeiras.
Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, vestindo terno, sentado em uma cadeira, falando em um microfone. A frente dele aparece um monitor de computador. Em segundo plano há pessoas, em uma plateia, de costas para a câmera, desfocados.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify