Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB participa da 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário

Evento no CNJ debateu políticas, estratégias e transparência do Judiciário, com a presença de representantes do TRE-PB

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem no destaque três homens e uma mulher, sentados em cadeira...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) participou nesta quarta-feira (20), em Brasília, da 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A reunião teve início às 10h e objetivou debater políticas e programas em execução, acompanhar o desenvolvimento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e divulgar o resultado final do Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2025.

Representando o Regional paraibano, estiveram presentes o presidente, desembargador Oswaldo Trigueiro Valle Filho; o vice-presidente e corregedor, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos; a diretora-geral, Alexandra Cordeiro; o secretário de Gestão Estratégica e Modernização, José Augusto de Oliveira Neto; e a coordenadora Jurídica e Correicional da Corregedoria, Andréa Ribeiro de Gouvêa.

Foto 2: #PraTodosVerem: A fotografia mostra o interior de uma sala de reunião, ocupada por vária...
Foto 1



A solenidade de abertura contou com a participação do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e do vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin.

O ministro Luís Roberto Barroso destacou, durante a abertura da reunião, a importância do cumprimento das metas nacionais da Estratégia do Poder Judiciário 2021–2026, com foco em indicadores de desempenho, projetos de inovação tecnológica e resultados do Ranking da Transparência. Ele reforçou a necessidade de priorizar processos antigos e casos de improbidade administrativa, mencionou avanços na transparência e na equidade de gênero, incluindo a promoção de 30 juízas a desembargadoras em apenas um ano, e defendeu a valorização de soluções consensuais e da conciliação no Judiciário.

Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, vestindo terno, sentado em uma cadeira, ...
Foto 2



“Estamos hoje diante de um dos maiores desafios cívicos da nossa jovem democracia: a preparação para o pleito de 2026. Este não é um mero evento logístico ou técnico; é a materialização do pacto fundamental que nos rege como nação. A lição que extraímos dos recentes ciclos eleitorais é clara: a solidez do processo é o antídoto mais poderoso contra a desinformação e a deslegitimação. Por isso, nosso compromisso é inegociável: faremos das Eleições 2026 um exemplo incontestável de transparência, segurança e eficiência. Trabalharemos incansavelmente, ao lado de todos os entes da República e da sociedade civil, para garantir que cada voto seja expressão autêntica da vontade popular e que cada cidadão possa confiar não por fé cega, mas por prova concreta, na inviolabilidade das urnas e na justeza do resultado. Que esta eleição seja um marco de pacificação e um farol de esperança, reafirmando perante o mundo a maturidade e a resiliência da democracia brasileira”, declarou o ministro Roberto Barroso.

Na ocasião, também foi apresentado o resultado do Ranking da Transparência 2025, com entrega de certificados realizada pelo ministro Caputo Bastos, conselheiro do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas.

À tarde, a programação será marcada por reuniões setoriais dos segmentos de justiça, sob a coordenação dos comitês gestores, e pelo painel sobre a Política Nacional do Poder Judiciário para o Clima e Meio Ambiente. O debate contará com a presença da conselheira Daniela Madeira, do secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, Gabriel da Silveira Matos, e da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Cristina Marques Peres.

Outro ponto de destaque será a apresentação das propostas e metas nacionais para 2026 pelos segmentos de Justiça. Esse momento contará com a participação da secretária-geral do CNJ, Adriana Alves dos Santos Cruz, do secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, Gabriel da Silveira Matos, e do juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Fábio César dos Santos Oliveira. O encerramento será conduzido pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.

O 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário está previsto para os dias 1º e 2 de dezembro, em Florianópolis (SC), ocasião em que presidentes de tribunais irão deliberar e aprovar as metas e diretrizes estratégicas da Justiça Eleitoral e dos demais ramos do Judiciário para o ano de 2026.


/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

Fotografias: CNJ



Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem no destaque três homens e uma mulher, sentados em cadeiras atrás de uma mesa retangular. O painel atrás deles exibe a logo do Conselho Nacional de Justiça e à direita há um banner do "19º Encontro Nacional do Poder Judiciário".

Foto 1: #PraTodosVerem: A fotografia mostra o interior de uma sala de reunião, ocupada por várias pessoas, com mesas grandes e longas, e cadeiras pretas de couro. O ambiente é formal, com diversas pessoas sentadas nas cadeiras.

Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem, vestindo terno, sentado em uma cadeira, falando em um microfone. A frente dele aparece um monitor de computador. Em segundo plano há pessoas, em uma plateia, de costas para a câmera, desfocados.

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido