TRE-PB cria Gabinete Virtual para cumprir metas e indicadores do CNJ
Projeto criado pela presidência visa a eficiência no julgamento de processos antigos

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vem conseguindo resultados de produtividade a partir da criação do projeto Gabinete Virtual. Instituída no final de junho, a ação visa acelerar o julgamento de processos antigos através de uma força tarefa composta por servidores que desempenham apoio remoto para esses julgamentos.
Segundo o Secretário da Corregedoria Eleitoral, André Vieira Queiroz, que está coordenando essa força tarefa, foram arregimentados servidores das zonas eleitorais e também da Secretaria do Tribunal, todos com vasta expertise nas mais variadas espécies de processos. Para André, "os primeiros resultados alcançados já demonstram a eficiência dos trabalhos desempenhados, principalmente, por contar com a compreensão e o engajamento dos magistrados de primeiro grau e das diversas secretarias do Tribunal, notadamente da SJI e STIC".
A equipe que está atuando nos processos nessa primeira etapa já conseguiu arquivar processos com mais de 20 anos de tramitação. De acordo com a Portaria nº n 203/2025, ela é composta pelos seguintes servidores: Ederson Júnior, Rafael Câmara, Érica Maciel, Marcos Júnior, Allan Willian, Kermerson Travassos e Célia Virgínia.
A iniciativa de criação do Gabinete Virtual partiu do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, como forma de dar continuidade à política de gestão que visa aprimoramento da prestação jurisdicional. No final do mês de junho, ele instituiu por meio da Portaria PTRE nº 179/2025, o projeto de apoio remoto denominado Gabinete Virtual. O projeto foi pensado para auxiliar unidades de 1º e 2º graus de jurisdição que estejam com quadro de pessoal reduzido ou com sobrecarga sazonal que impactem no cumprimento das metas e indicadores de produtividade do Conselho Nacional de Justiça.
Nessa primeira etapa, sob a orientação do Corregedor Regional Eleitoral, Des. Márcio Murilo da Cunha Ramos, o Gabinete Virtual, após analisar os dados constantes do portal de BI (Business Intelligence) do Tribunal, identificou os processos viáveis para julgamento ainda neste mês de julho, os quais foram priorizados para fins de cumprimento dos denominados “indicadores” do CNJ, conforme art. 10, incisos VI (“julgar processos antigos”) e XI (“celeridade das ações penais) da Portaria 422/2024, que instituiu o Prêmio CNJ de Qualidade, ano 2025.
/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na imagem aparecem dois homens em reunião em torno de uma mesa com um notebook
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify