TRE-PB realiza audiência pública sobre gestão participativa das metas
Evento será no dia 17 de julho e contará com participação de estudantes e representantes da Justiça Eleitoral paraibana

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realiza, no próximo dia 17 de julho, às 16h30, uma Audiência Pública sobre Gestão Participativa das Metas do Poder Judiciário. A iniciativa acontece na Sala de Sessões da sede do Tribunal, em João Pessoa, e integra o ciclo de ações voltadas à construção democrática das metas da Justiça Eleitoral para o ano de 2026. O edifício-sede Justiça Eleitoral paraibana fica localizado à Av. Princesa Isabel nº 201, Tambiá, João Pessoa-PB.
O evento, que será realizado em formato híbrido, contará com a participação presencial de magistrados, servidores da sede e das zonas eleitorais de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, além de participação remota de unidades de todo o interior do estado. A audiência reforça o compromisso do TRE-PB com a gestão participativa e a transparência, proporcionando à sociedade e aos profissionais da Justiça Eleitoral a oportunidade de contribuir para a definição das prioridades institucionais.
A audiência pública também marcará o encerramento da etapa estadual da Consulta Pública promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aberta entre 12 e 27 de junho, destinada a colher sugestões da população sobre as metas da Justiça Eleitoral para o próximo ano.
Para ampliar o alcance e a representatividade do debate, o TRE-PB encaminhou convites oficiais às reitorias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro Universitário UNIPÊ e Centro Universitário UNIESP, convidando estudantes, especialmente dos cursos de Direito, Gestão Pública, Ciências Sociais e áreas afins, a participarem da audiência. A proposta é aproximar o público jovem e acadêmico das discussões estratégicas do Judiciário, oferecendo espaço para que futuros profissionais possam dialogar sobre os desafios e caminhos para o fortalecimento da democracia e da cidadania.
“A participação estudantil enriquecerá o debate, trazendo olhares diferentes sobre a gestão judiciária e suas prioridades, além de estimular o envolvimento cívico desses jovens em questões institucionais”, destacou o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
Segundo a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB), Vanessa Melo do Egypto, a audiência terá como principal foco a gestão participativa das metas do Poder Judiciário, um tema de suma importância para a construção de uma justiça mais eficiente, transparente e alinhada às expectativas da sociedade. “Assim para a concretização desse objetivo de forma mais eficaz, acreditamos que a participação dos discentes, especialmente dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Gestão Pública e áreas afins, enriquecerá sobremaneira o debate, trazendo novas perspectivas e contribuições valiosas”, declarou.
“Será uma excelente oportunidade para os estudantes compreenderem de perto os desafios e as estratégias envolvidas na definição e acompanhamento das metas judiciárias, bem como para apresentarem suas próprias sugestões e questionamentos”, concluiu a coordenadora.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify