TRE-PB segue com oficinas colaborativas no 1º Workshop de Estratégia
Participantes dedicaram a tarde a oficinas temáticas para definir prioridades institucionais

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deu continuidade, na tarde desta terça-feira (8), às atividades do 1º Workshop de Revisão e Elaboração da Estratégia de Gestão. Após os trabalhos realizados pela manhã, o período vespertino foi dedicado às oficinas colaborativas, reunindo os mais de 200 participantes em 19 mesas de trabalho, no Centro de Convenções de João Pessoa.
As oficinas tiveram como objetivo coletar impressões, identificar desafios e construir, de forma horizontal e participativa, as bases que irão nortear o planejamento estratégico da Justiça Eleitoral paraibana pelos próximos seis anos. Os grupos debateram temas como missão, visão e valores institucionais, além de questões estratégicas relacionadas à inclusão, modernização, gestão de pessoas, atendimento ao eleitor e fortalecimento das zonas eleitorais.
No decorrer da tarde, os participantes do 1º Workshop de Revisão e Elaboração da Estratégia do TRE-PB vivenciaram, sob a condução da consultoria 3GEN, atividades de construção da matriz SWOT a fim de identificar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades em suas vivências na Justiça Eleitoral.
A dinâmica de revisão e elaboração da estratégia de gestão, conduzida pela consultoria 3GEN, é estruturada em torno de seis vetores principais. O primeiro deles, Formule, propõe a construção de um posicionamento estratégico claro e único para a instituição. Em seguida, no eixo Mapeie, os grupos trabalham a tradução dessa estratégia em indicadores e metas de desempenho. O vetor Alinhe busca aproximar processos, pessoas e estrutura à estratégia definida. Já no Envolva, o foco está na comunicação, mobilização e gestão da mudança, garantindo o compromisso de todos com o futuro institucional. O vetor Implemente orienta a gestão do portfólio de projetos estratégicos com foco nos resultados pretendidos, enquanto o eixo Governe propõe a definição de processos, papéis e rituais de governança para assegurar que as decisões sigam alinhadas à estratégia construída de forma participativa.
O sócio da 3GEN Consultoria Empresarial, Luiz Gustavo Sedrani, pontuou a proposta central do trabalho conduzido no Workshop, ressaltando o caráter colaborativo e a projeção de futuro para a instituição.
“A ideia do trabalho que a gente está realizando aqui nos dias 7, 8 e 9 de julho é refazer e repensar o planejamento estratégico do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, com um olhar até 2032. A partir dessa visão de longo prazo, vamos definir as ações, projetos e iniciativas que vão nortear o Tribunal. Para isso, estruturamos um modelo de planejamento participativo, uma capacitação prática, envolvendo pessoas do interior, da capital, magistrados, desembargadores, servidores, terceirizados e requisitados, para juntos construirmos esse planejamento de médio e longo prazo, de forma inclusiva e estratégica”, afirmou.
Também responsável pela condução técnica das atividades, o sócio da 3GEN Consultoria, Evandro Lopes, destacou a importância do engajamento coletivo para o êxito do processo. “Estamos hoje aqui no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba para, juntos com os servidores e a alta administração, construirmos essa nova visão de planejamento estratégico, essa revisão do planejamento estratégico visando um novo futuro para o órgão”, ressaltou.
O Workshop segue até esta quarta-feira (9), com a consolidação dos resultados das oficinas e a apresentação das propostas construídas pelos grupos.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify