Presidente do TRE-PB articula ações para jovens eleitores em reunião no CEFOR
Encontro definiu programação de eventos voltados para o debate sobre o voto jovem e a importância da participação democrática

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, esteve em Brasília nesta terça-feira (21) para participar de uma reunião no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR). Além de conhecer as boas práticas desenvolvidas pela instituição, o presidente discutiu a estruturação de um novo projeto voltado para o público jovem, que será promovido pela Justiça Eleitoral paraibana a partir de agosto.
Durante o encontro, foram debatidos temas relacionados à importância da participação da juventude na democracia e no exercício do voto, especialmente junto aos eleitores de 16 e 17 anos, cuja participação ainda é facultativa, mas fundamental para a construção do futuro político do país.
“A reunião foi extremamente produtiva. Nos reunimos com a equipe pedagógica do CEFOR e discutimos a formatação de um projeto que visa trazer para o centro do debate a participação da juventude e o papel do jovem na construção da democracia por meio do voto. Eles nos apresentaram diversas propostas temáticas e conseguimos definir, a dinâmica dos encontros, estabelecer a trilha de conteúdos e fechar o roteiro dos três eventos que vamos promover. Saímos com os resultados que pretendíamos e agora seguimos para o trabalho de organização interna”, destacou o presidente Oswaldo Trigueiro.
Os eventos acontecerão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, reunindo estudantes da rede pública municipal, estadual e também do segmento privado. O lançamento está previsto para o mês de agosto, na capital paraibana, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. A expectativa é reunir cerca de mil alunos por edição, com debates, oficinas e rodas de conversa sobre temas ligados à cidadania, democracia e o papel do voto.
O assessor especial da Presidência do TRE-PB, Eduardo Rangel, que também participou da reunião, destacou a importância da iniciativa: “Foi um momento importante para alinharmos estratégias com o CEFOR e construirmos uma proposta sólida de aproximação da Justiça Eleitoral com a juventude. Essa parceria vai permitir levar informação, formação cidadã e motivação para que os jovens entendam o peso da sua participação nas eleições e na vida democrática do país”, afirmou.
A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), Vanessa do Egypto, também está envolvida diretamente na organização da iniciativa, que integrará o calendário de atividades institucionais do TRE-PB em 2025.
Além da formação política e cidadã, a campanha tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral dos jovens que ainda não possuem título, estimulando o protagonismo da nova geração no processo democrático paraibano e brasileiro.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify