PMPB entrega relatório de análise de segurança das zonas eleitorais
Relatório vai servir de base para a implantação do Projeto Zona Segura que vai reforçar a segurança patrimonial e pessoal nas Zonas Eleitorais da Paraíba

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) entregou, na tarde desta terça-feira (01), ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) um relatório de análise de risco preliminar das zonas eleitorais do estado. O documento, contendo 62 páginas, aponta as vulnerabilidades de segurança nos cartórios eleitorais e servirá de guia para os investimentos na área, que serão realizados a partir do projeto Zona Segura, lançado pela instituição em parceria com a PM.
A entrega do relatório foi feita no gabinete da presidência do TRE-PB pelo comandante da PMPB, Coronel Sérgio Fonseca, acompanhado do Major João Luís Sobreira e equipe. O presidente do Tribunal, Oswaldo Trigueiro, recebeu todas as informações detalhadas também na reunião, ao lado do juiz membro titular da corte, Roberto D’Horn. Estavam presentes ainda a diretora-geral, Alexandra Cordeiro; o assessor da presidência, Eduardo Rangel; e o secretário da Corregedoria, André Vieira.
Para elaborar o relatório de análise, equipes da PM, acompanhadas de integrantes da Justiça Eleitoral, percorreram as 68 zonas eleitorais paraibanas. O trabalho utilizou metodologia derivada da Análise de Risco em Segurança Orgânica (ARSO), que permitiu à PM realizar uma avaliação sistemática e priorização dos 15 cartórios que apresentaram os maiores índices de risco.
O juiz coordenador do projeto Zona Segura, Roberto D’Horn, parabenizou o trabalho da PM, que classificou de minucioso. “Agora, o TRE vai analisar, estudar esse material e começar a adotar as providências concretas visando diminuir essas vulnerabilidades e tornar nossas zonas eleitorais mais seguras. Foi um trabalho realmente de fôlego, e o TRE está muito feliz e honrado com essa parceria estabelecida com a Polícia Militar.”
O comandante da PM, Coronel Sérgio Fonseca, explicou que o trabalho traz indicações sobre as vulnerabilidades, as ameaças e de que forma a Polícia Militar poderia auxiliar o TRE. “Mas também indicamos como o próprio TRE pode agir com algumas soluções, como, por exemplo, a implantação de cercas elétricas e de circuitos de câmeras de TV. Então, é um relatório que aponta as 15 zonas mais vulneráveis, mas também faz um diagnóstico de todas as demais, para que o TRE tenha esse norte quanto à questão da segurança orgânica desses locais.”
O presidente Oswaldo Trigueiro recebeu atentamente as informações, agradeceu e elogiou o trabalho da Polícia, revelando os próximos passos. “Isso nos dá a condição de, a partir de agora, projetar as contratações devidas na área de monitoramento eletrônico, na área de vigilância armada e em algum tipo de incremento para melhorar a segurança, como, por exemplo, portas blindex com película. Então, nesse ponto, estamos agora baseados no relatório científico, projetado em critérios de segurança, por pessoas abalizadas nesse sentido.”
michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece um grupo de pessoas em pé e posando para a foto tendo ao centro o comandante da PM e o presidente do TRE-PB segurando o relatório.
#PraTodosVerem: Na fotografia interna, aparece um grupo de pessoas em reunião em torno de uma mesa retangular de vidro na sala da presidência
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify