Projeto vai implantar ferramenta de TI para gestão orçamentária no TRE
O objetivo é facilitar decisões estratégicas de gestão visando a otimização de recursos

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) iniciou os estudos técnicos para a implantação de uma ferramenta de Tecnologia da Informação (TI) voltada ao controle orçamentário. O assunto foi tema de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (1º), com a participação de gestores da instituição e de representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que já possui expertise no assunto.
A reunião foi conduzida pelo presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e contou com a participação de servidores e servidoras das áreas de tecnologia, finanças, orçamento e administração, além da Diretoria-Geral. Todos puderam conhecer como ocorreu a implantação de um sistema semelhante no MPPB.
A experiência foi relatada por dois integrantes do Ministério Público: o analista de sistemas e assessor de tecnologia, Genário Barbosa de Vasconcelos Júnior, e o analista ministerial e chefe do Departamento de Gestão Estratégica e Projetos, Ícaro Ramalho Dionísio. Eles apresentaram todo o processo de implantação da ferramenta no órgão, realizada há cerca de uma década, e explicaram como ela trouxe maior segurança ao ambiente de gestão corporativa.
“Nós ainda não temos essa ferramenta aqui. E isso é importante porque dará ao gestor a possibilidade de enxergar, de forma muito clara e objetiva, todo tipo de custeio, investimento, evolução da despesa, onde ela está sendo encaminhada, questões que foram projetadas e efetivamente redirecionadas”, explicou o desembargador Oswaldo Trigueiro, que participou da implantação de sistema semelhante no MPPB, quando exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TRE-PB, Vinícius Veloso, a solução será a base da gestão orçamentária do Tribunal. “Há uma série de controles que vêm junto para ajudar o gestor a entender como está a programação orçamentária e a sua execução”, afirmou. Ele explicou ainda que o trabalho envolve a integração das áreas de Tecnologia da Informação, Orçamento, Finanças e Administração. “Vamos trazer essa solução, mas também envolve compreender como se trabalha hoje e verificar quais melhorias são necessárias nos processos atuais.”
O presidente do TRE-PB, que desde o início da gestão priorizou a elaboração do planejamento estratégico da instituição até 2032, destacou que a implantação da nova ferramenta trará vantagens para decisões alinhadas ao plano, que deverá ser apresentado em breve. “A grande vantagem é que o gestor pode ter decisões estratégicas de investimento, decisões estratégicas para fins de economia e várias iniciativas que facilitam a realização do trabalho para a obtenção de resultados”, afirmou.
A equipe técnica do Tribunal passará a trabalhar na implantação do projeto com o apoio do MPPB, no âmbito do termo de cooperação firmado entre as duas instituições. “Evidentemente, agradecemos ao Procurador-Geral de Justiça, Leonardo Quintans, por essa parceria”, finalizou Oswaldo Trigueiro.
michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas numa reunião em torno de uma mesa, tendo o presidente do TRE-PB na cabeceira.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify