TRE-PB doa mais de 1.200 bens a instituto que recondiciona equipamentos
As doações são de bens variados, considerados danificados ou irrecuperáveis, que vão passar por remanufatura reversa pelo Instituto de Inovação e Economia Circular

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou a doação de 1.283 bens ao Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC), de Pernambuco, sediado em João Pessoa. A entidade trabalha com o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos e de informática, e os bens doados foram considerados danificados ou irrecuperáveis.
O IEC Brasil é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que gerencia Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), atuando na gestão de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos recondicionados e capacitação profissional em diversas áreas da tecnologia. A entidade faz parte de programas federais e conta com unidades em várias partes do país, como a sede em João Pessoa.
Os bens doados ao IEC pelo TRE-PB são considerados danificados ou irrecuperáveis. Entre eles estão mais de 402 equipamentos de informática, 167 eletrônicos, 436 bens entre leitores biométricos e câmeras, além de inúmeros aparelhos de telefone.
De acordo com o diretor executivo do IEC, Domingos Sávio de França, o material doado vai passar por uma triagem. “Primeiro é feita a pesagem; depois, separamos os eletroeletrônicos por cores de tinta. Após essa classificação, fazemos a triagem e separamos tudo pelo estado físico do bem. Os inservíveis são passíveis de doação; aí vai para o desmonte e tudo é reintroduzido às cadeias produtivas”, detalhou.
Além desse tipo de doação, o TRE-PB também faz a doação de bens em perfeitas condições de uso. A experiência de destinação sustentável de bens de informática é um projeto que, só em 2025, já proporcionou o reaproveitamento de mais de 1.500 ativos de TIC, incluindo computadores, monitores, aparelhos VoIP e equipamentos de rede.
Em paralelo, o projeto promoveu o descarte sustentável de mais de 500 ativos irrecuperáveis, garantindo que materiais sem viabilidade de uso não se transformassem em passivos ambientais, mas fossem reciclados de forma ambientalmente adequada.
O projeto será apresentado pelo TRE-PB nesta sexta-feira (17), durante a I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste, que acontece em João Pessoa. A ideia é mostrar os benefícios da iniciativa e como ela ajudou a transformar a realidade de escolas, universidades e instituições sociais. Somente na UFPB, por exemplo, as doações ajudaram a reestruturar um plano de modernização da infraestrutura administrativa e acadêmica, com os equipamentos recebidos, prevendo ganhos de produtividade de até 25%, além da criação de novos laboratórios e uma economia orçamentária estimada em milhões de reais.
michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece o Edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba ao fundo com dois servidores carregando bens para doação
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 1 aparecem seis pessoas posando em pé numa sala, tendo aos redor várias caixas e bens prontos para serem doados
#PraTodosVerem: Na fotografia interna 2 aparecem duas pessoas de cada lado da porta traseira de um caminhão onde foram carregados bens doados pelo TRE-PB