Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB recolhe 472 caixas de documentos da Zona Eleitoral de Jacaraú

Já foram recolhidos os documentos nas Zonas Eleitorais de Mamanguape e Jacaraú. Nesta quarta-feira (22) será a vez do Cartório de Santa Rita.

Já foram recolhidos os documentos nas Zonas Eleitorais de Mamanguape e Jacaraú. Nesta quarta-fei...

Mais de 470 caixas de documentos da 60ª Zona Eleitoral de Jacaraú foram transferidas para o Arquivo Único, que funcionará no prédio do Anexo, localizado no Distrito Industrial de João Pessoa. O cronograma de transferência de documentos armazenados nos cartórios eleitorais da Paraíba começou nesta segunda-feira (20) e seguirá até março de 2026.

Já foram recolhidos os documentos das Zonas Eleitorais de Mamanguape e Jacaraú. Nesta quarta-feira (22), será a vez do Cartório de Santa Rita. Na quinta-feira (23), acontece o recolhimento dos arquivos no Cartório de Bayeux e, encerrando a semana, na sexta-feira (24), em Alhandra.

O Arquivo Único é um dos projetos estratégicos do TRE-PB e atende a uma política determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de resoluções.

A iniciativa tem como objetivo otimizar os espaços físicos dos cartórios eleitorais em todo o Estado, ao mesmo tempo em que transfere para a Seção de Documentação (Sedoc), vinculada à Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), a responsabilidade pela gestão e pelo controle desse material de forma mais especializada e eficiente.

O chefe de cartório da 60ª Zona Eleitoral, Patrício Jerônimo Bezerra, elogiou a iniciativa da Presidência do TRE-PB em realocar esses documentos para o Arquivo Único, proporcionando ganho de espaço. “Esse espaço será melhor aproveitado, pois antes ficava limitado ao arquivo. Agora, podemos utilizá-lo para outras finalidades”, afirmou.

Segundo o juiz gestor do projeto Arquivo Único, Jailson Shizue Suassuna, a equipe está dando continuidade ao cronograma estabelecido. Na próxima semana, será iniciada a etapa de classificação, separação e conferência dos arquivos recolhidos nas cinco Zonas Eleitorais. “Estamos recolhendo, ao longo da semana, os processos físicos antigos dos cartórios eleitorais. A iniciativa proporciona mais salubridade aos servidores e à população atendida, tornando o ambiente mais espaçoso e agradável”, destacou.

Quase 80 toneladas de documentos estão sendo retiradas das 68 zonas eleitorais paraibanas e encaminhadas ao Anexo. Até março de 2026, o Tribunal cumprirá o cronograma de transferência dos arquivos das zonas eleitorais.

O projeto Arquivo Único é pioneiro na Justiça Eleitoral do Brasil. De acordo com o coordenador de Gestão da Informação (CGI), Wellington Alves, a centralização em um arquivo único tem o objetivo de permitir que a Justiça Eleitoral realize a gestão especializada de todo o acervo documental de guarda permanente que possui. “Como estará tudo reunido em um único lugar, poderemos identificar inúmeros processos históricos, passíveis de serem exibidos no museu. Vamos poder abrir todo esse acervo para pesquisadores, para a comunidade científica e para a sociedade em geral. É um projeto que tem vários desdobramentos”, concluiu.

Já foram recolhidos os documentos nas Zonas Eleitorais de Mamanguape e Jacaraú. Nesta quarta-fei...

/saragomes/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece um ambiente interno, em que tem várias caixas de arquivos coloridas.

#PraTodosVerem: Na fotografia interna aparece um grupo de pessoas posando para a foto em um ambiente interno. Ao fundo, há armários e caixas organizadas em prateleiras. No chão, observam-se várias caixas plásticas nas cores amarela, cinza e verde.


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido