Gabinete Virtual do TRE-PB analisa mais de 400 processos em 15 dias
Em reunião essa semana, foi apresentado relatório de atividades dessa iniciativa que visa reforçar a produtividade na prestação jurisdicional das Zonas Eleitorais do Estado.

Os assessores do Gabinete Virtual do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) apresentaram essa semana o relatório de atividades. Mais de 400 processos foram analisados no período de 15 dias. A iniciativa visa reforçar a produtividade na prestação jurisdicional das Zonas Eleitorais do Estado. Os dados foram entregues ao presidente da instituição, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
Com atuação na segunda quinzena do mês de julho, o grupo de trabalho priorizou os processos antigos, principalmente, as ações penais com maior tempo de tramitação, muitos deles, com mais de 10 anos sem decisão final.
Segundo o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (SCRE) e coordenador da força-tarefa, André Queiroz, a falta de resolutividade estava impactando no cumprimento dos indicadores do Prêmio de qualidade do CNJ 2025. “A ação fará com que o TRE-PB obtenha, pela primeira vez, pontuação máxima nos requisitos: julgar processos antigos e celeridade das ações penais”, informou.
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, reconheceu a eficiência dos trabalhos, que contou com a colaboração e o engajamento dos servidores das Zonas Eleitorais, juízes e promotores de Justiça. “Parabenizo a todos pelo esforço e dedicação. Também deixo registrado que a criação do gabinete virtual seguiu o modelo implantado no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), concebido na gestão do Desembargador Márcio Murilo, atual Corregedor do TRE-PB”.
Para o presidente, os resultados contidos no relatório entregue contribuem para uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva, aos jurisdicionados como um todo. “E, ao agregar à inteligência artificial MinutaIA, isso promoverá maior celeridade ainda aos processos judiciais”, analisou.
Além do Coordenador do grupo, André Queiroz, atuam no gabinete virtual os seguintes servidores: assessor jurídico da Diretoria Geral (ASJUR), Allan Willian Lucena de Oliveira; chefe da Seção de Cumprimento e Execução Processual (SECEP); Célia Virgínia Almeida da Costa; o coordenador de Serviços Gerais, Edérson de Araújo Júnior; o chefe de Seção de Apoio à Gestão da Informação (SEAGI), Kermerson Ribeiro Travassos; Já os servidores das 36ª, 41ª e 42ª Zonas Eleitorais Érica Carvalho Fagundes, Marcos Antônio e Rafael Câmara de Souza. Também estiveram presentes à reunião o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias Cássio; a Diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro e o assessor da Presidência, Eduardo Rangel.
/saragomes/ascom/tre-pb/
Foto de capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem homens e mulheres sentados em uma sala bem iluminada.
Foto interna: #PraTodosVerem: A imagem mostra um relatório visual de produtividade, focado na celeridade processual das ações penais. As informações foram retiradas do painel Business Inteligence (BI), ferramenta utilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify