Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB capacita equipe da Secretaria de Educação do Estado

O treinamento qualificou os servidores para realizarem o pré-cadastro do alistamento eleitoral dos estudantes que participaram do PoliTEENzando

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em pé, ministrando um treinamento para um grupo d...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) capacitou nesta quinta-feira (4), nove servidores da Secretaria de Educação do Estado (SEE) para realizarem o pré-cadastro do alistamento eleitoral de jovens eleitores. A ação nas escolas faz parte da segunda etapa do PoliTEENzando — Jovem que Vota, Muda a Rota, em João Pessoa. A expectativa é atender em média 150 alunos por dia, a partir deste mês.

O objetivo é efetivar o cadastramento biométrico dos jovens que possuem voto facultativo, com idades entre 15 e 17 anos. Estão na mira, mais de mil estudantes de 15 escolas participantes do projeto PoliTEENzando, que ocorreu no dia 12 de agosto, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, na Capital.

Segundo a chefe da Seção de Gestão de Cadastro e Direitos Políticos (SEGECAD), Cibele Sousa, o atendimento aos estudantes será dividido em duas etapas: Preenchimento do Título Net e a Coleta Biométrica.

“Os alunos, com ajuda dos servidores capacitados, preencherão o requerimento nas escolas. Para o alistamento eleitoral, eles devem levar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência. Essa orientação é importante para evitar que os alunos preencham errado”, explicou.

Após o preenchimento das informações, será agendada uma data para os jovens serem conduzidos pela Secretaria de Educação à Escola Cidadã Integral Técnica Professor Raul Córdula, no bairro da Torre, na Capital. Os servidores da Justiça Eleitoral estarão presentes para coletar os dados biométricos em guichês montados no local.

O treinamento aos servidores da SEE foi conduzido pelo chefe de Sistemas e Orientação do Cadastro (SESOC), Anderson Kleiner Ramos. Ele ministrou informações sobre como preencher o requerimento com os dados pessoais dos jovens eleitores e anexar documentos comprobatórios. Além disso, os servidores foram orientados a cadastrá-los em locais de votação próximos aos endereços informados.

A servidora da Gerência Executiva de Educação das Escolas Cidadãs Integral, Iris Gabrielly de Moura Duarte, foi uma das participantes do treinamento ofertado pelo Tribunal. “Aprendemos como realizar o pré-cadastro dos estudantes. Considero o PoliTEENzando uma iniciativa louvável, que fortalece a cidadania e a participação democrática da juventude”, afirmou.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem três pessoas sentadas no computador, sendo uma mulher de ...

De acordo com a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), Vanessa do Egypto, o PoliTEENzando surgiu quando o TRE-PB observou uma baixa procura dos jovens, entre 15 e 17 anos pelo alistamento eleitoral, na modalidade voto facultativo.

“Como eles ainda não são obrigados a votar, não estavam interessados em procurar a Justiça Eleitoral para fazer o alistamento. Embora os jovens sejam super antenados nas redes sociais e em tudo que precisa do seu protagonismo, quando eles não se interessam por política partidária, acabam deixando que outras pessoas escolham seus representantes, tomando decisões por eles”, frisou.


/saragomes/ascom/tre-pb

#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparece um homem em pé, ministrando um treinamento para um grupo de pessoas em uma sala com computadores.

#PraTodosVerem: Foto interna: Na fotografia aparecem três pessoas sentadas no computador, sendo uma mulher de cabelo preto e liso em evidência no primeiro plano. Ela está olhando para a tela do computador.


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido