TRE-PB recolhe mais de 3 toneladas de material para Descarte Ecológico
Iniciativa faz parte da campanha “Descarte Ecológico” e visa eliminar documentos da 61ª Zona Eleitoral de Bayeux de forma sustentável, com apoio de cooperativa

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou nesta quinta-feira (11) a coleta de 3.185 kg de documentos e materiais relativos ao descarte da 61ª Zona Eleitoral de Bayeux. Distribuído em 637 caixas, o material foi encaminhado para o Anexo I do Tribunal, localizado no Distrito Industrial de João Pessoa.
A descaracterização dos materiais será realizada pela cooperativa de catadores “Acordo Verde Jardim Cidade Universitária” por ocasião do descarregamento no Anexo I. O processo foi acompanhado pelo servidor da Seção de Documentação (Sedoc), Antônio Henrique Gomes dos Santos. A ação faz parte da 1ª Campanha Institucional “Descarte Ecológico: Sustentabilidade na Gestão Documental – 2025”, que tem como meta a eliminação de cerca de 13 toneladas de documentos de 22 zonas eleitorais.

A iniciativa visa não apenas à destinação ambientalmente correta dos materiais, mas também à otimização dos espaços físicos e à melhoria da gestão documental do Regional. A campanha, coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD), alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para o comprador da empresa I9 Reciclagem, Ricardo, o trabalho realizado pelo TRE-PB é de extrema importância. Ele parabenizou o Tribunal pela iniciativa e por dar a destinação correta ao material. Ricardo explicou que o papel branco, recolhido da 61ª Zona Eleitoral de Bayeux, será moído, enfardado e destinado à indústria para ser transformado em novos produtos. “Esse é um trabalho que a gente tenta todos os dias fazer e diminuir um pouco essa destruição que está acontecendo”, afirmou, reforçando a importância de incentivar a população a separar e destinar corretamente os materiais para cuidar do meio ambiente.

De acordo com a chefe da Seção de Documentação (Sedoc) do TRE-PB, Diana Souto Maior Porto, a coleta marca mais uma etapa da Campanha de Descarte Ecológico – Sustentabilidade na Gestão Documental. “A ação recolheu cerca de 3 toneladas de documentos e materiais que serão doados à Cooperativa Acordo Verde, do Jardim Cidade Universitária. A cooperativa será responsável por promover a descaracterização e o reaproveitamento dos itens em uma cadeia produtiva sustentável. A iniciativa, além de liberar espaço físico nas Zonas Eleitorais, integra o conjunto de medidas do TRE-PB voltadas à preservação ambiental, eficiência na gestão documental e ao incentivo à economia circular, garantindo que o descarte ocorra em conformidade com as diretrizes ambientais e de sustentabilidade institucional”, afirmou.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Fotografia: Antônio Henrique Gomes dos Santos
Foto de capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma montagem de cinco imagens com o título “Descarte Ecológico”. À esquerda, dois homens dentro de um caminhão empilham caixas. À direita, três fotos menores mostram uma montanha de papéis, papéis em um ambiente de descarte e um caminhão sendo carregado.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece o pátio de uma usina de reciclagem. Um homem com abafadores de ouvido está em pé ao lado de uma máquina, enquanto outra máquina está à sua frente. Ao lado, uma grande pilha de papéis rasgados e amassados. No fundo, há fardos de material reciclável e um caminhão.
Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um homem em um pátio de reciclagem, em pé. No fundo, há um caminhão e fardos de material para reciclagem.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify