Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB promove Capacitação em Gestão, Segurança e Preservação de Documentos Digitais

O curso dá seguimento às ações do Programa de Gestão Documental do Regional

#PraTodosVerem: Na imagem aparece acima e ao centro a frase “Capacitação em Gestão, Segurança e ...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) promove de 12 a 25 de novembro, de forma on-line, capacitação em “Gestão, Segurança e Preservação de Documentos Digitais”. O curso dá seguimento às ações do Programa de Gestão Documental do Regional e será ministrado pelos professores da Escola GDI, doutora Lenora Schwaitzer e Carlos Amand, ambos especialistas, com ampla experiência no tema.

Trata-se de mais uma iniciativa da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), da Seção de Documentação (Sedoc) e da Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), vinculadas à Secretaria Judiciária e da Informação (SJI), em conjunto à Seção de Capacitação e Treinamento (Secat), da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), vinculadas à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).

A capacitação de 30 horas/aula possibilita aos participantes a obtenção de conhecimentos na forma teórico-prática sobre a gestão de documentos digitais, os arquivos nato digitais, legislação atualizada, a guarda digital, ferramentas como softwares, e as tendências. Estão inscritos mais de 200 participantes, entre magistrados e servidores do TRE-PB e de outros órgãos públicos convidados. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma de aprendizagem por 12 meses, de forma a garantir o acesso a qualquer tempo para todos.

“A definição de diretrizes para a gestão documental nos órgãos públicos requer a troca de informações e experiências, otimizando recursos na busca da garantia de segurança jurídica, celeridade e transparência para a sociedade”, afirmou o juiz membro Márcio Maranhão Brasilino da Silva, presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do TRE-PB.

O TRE-PB avança na adequação ao Programa de Memória do Poder Judiciário (Proname), que define a adoção de repositório arquivístico digital confiável (RDC-Arq) para manter os dados, informações e documentos em padrões de preservação digital e de acesso em longo prazo.

“Os requisitos para a certificação do RDC-Arq vão além de programas, e exigem a aplicação de critérios de um Sistema Integrado de Gestão Arquivística de Documentos (Sigad), a aplicação de instrumentos de gestão arquivística e a capacitação dos agentes que produzem e administram a documentação”, comentou Gabriela Almeida Garcia, arquivista e presidente do Grupo de Trabalho responsável pelas diretrizes de implementação do RDC-Arq e da Resolução CNJ 408/2021 no TRE-PB.

Perfil dos Palestrantes

Lenora Schwaitzer - Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), possui mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC/FGV, mestrado em Justiça Administrativa na subárea de Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialização em Políticas de informação e Organização do Conhecimento pela Universidade Fedewral do rio de Janeiro (UFRJ) em convênio com o Arquivo Nacional, graduação em Direito (1988), Arquivologia (2014) e Biblioteconomia (2016), e bacharelanda em Sistemas de Informação, todas pela Universidade Federal Fluminense. Foi Professora Assistente na UFF na área de organização de arquivos e da informação no ano de 2019, e é atualmente Professora-adjunta do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Aposentada do Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF-2), onde ocupou diversos cargos de direção e assessoramento. Nos últimos 10 anos, foi diretora da área de Documentação do TRF-2, além de ter exercido diversos cargos, podendo destacar o de Diretora Executiva do CCJF no período de 2000 a 2005 e Assessora Executiva da Escola da Magistratura Federal da 2ª Região de 2007 a 2009. Foi presidente da Comissão Local de Segurança da Informação (CLSI) do TRF2, membro do Comitê Nacional de Segurança da Informação da Justiça Federal (CSI-JU) membro do Comitê Nacional de Gestão Documental da Justiça Federal (COGED) e integrou o Proname até a sua aposentadoria. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Gestão Pública, Gestão de Documentos Físicos e Digitais, Memória Institucional e Gestão Organizacional.

Carlos Eduardo Carvalho Amand - Analista de Sistemas na Dataprev, formado pelo Centro Universitário UniCarioca com MBA em Análise de Sistemas pela Funcefet-RJ. Possui experiência na indústria de desenvolvimento de software. Especialista em SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos), RDC-Arq (Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis) e projetos de digitalização e transformação digital. Com experiência e desenvolvimento de sistemas usando Java, base de dados Oracle e ECM (Enterprise Content Managment). Tem experiência em liderança da Equipe de Dados Abertos e é responsável pelo Projeto de Gestão Documental da Dataprev, PREVIC, INSS e Ministério da Previdência Social, utilizando ferramentas de BPM(JBPM) e ECM(Oracle WCC). Atua como gerente de célula com uma equipe multidisciplinar distribuída pelo Brasil. Atuou em gerência de projetos no processo da empresa derivado do RUP, utilizando as ferramentas Caliber e Open Workbench, e na gerência do projeto de desenvolvimento seguindo o processo scrum, utilizando a ferramenta Taiga.io. Foi vice-presidente da Associação dos Arquivistas do Ceará (ARQUIVE-CE).

/rafaelkoehler/
/cominformaçõesdaSedoc/

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido