Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB promove Curso de Digitalização e Gestão de Documentos Digitais

O Curso “Digitalização Top” será ministrado pelo professor Pablo Soledade da Escola GDI

#ParaTodosVerem: Na imagem aparece o nome do curso “Digitalização TOP” no alto à esquerda, e a d...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) promove de 08 a 11 de novembro, o Curso “Digitalização Top”, ministrado pelo professor Pablo Soledade, da Escola GDI. A capacitação se dá de forma on-line e busca atender a uma antiga demanda das Zonas Eleitorais por atualização em Gestão de Documentos Digitais.

Trata-se de uma iniciativa da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), da Seção de Documentação (Sedoc) e da Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), vinculadas à Secretaria Judiciária e da Informação (SJI); em conjunto com a Seção de Capacitação e Treinamento (Secat), da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), vinculadas à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).

Serão treinados 120 servidores, da Sede do Tribunal e de todos os Cartórios Eleitorais da Paraíba. Os conteúdos do curso ficarão disponíveis na plataforma de aprendizagem por 12 meses, de forma a garantir o acesso a qualquer tempo para todos. Ao final, os participantes estarão habilitados para realizar a digitalização e a gestão dos documentos em ambientes digitais, que são requisitos para a segurança jurídica e a preservação de longo prazo.

Dessa forma, o TRE-PB prepara o ambiente organizacional para cumprir as crescentes demandas do Programa de Memória do Poder Judiciário (Proname). Com isso, será possível ampliar o acesso, facilitar a recuperação da informação, preservar os documentos originais, evitar cópias e planejar o descarte de documentos.

“A documentação organizada e acessível resguarda os gestores e permite a transparência e os dados abertos, e por isso é imprescindível atualizar-se na gestão de documentos e processos em ambiente digital”, declarou o Juiz Márcio Maranhão Brasilino da Silva, presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do TRE-PB.

“Esta é a primeira ação do Projeto de Implantação do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), recomendado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para a transferência e o recolhimento de documentos arquivísticos digitais, de forma a garantir a autenticidade, a confidencialidade, a disponibilidade e a preservação desses documentos”, frisou Gabriela Almeida Garcia, arquivista e presidente do Grupo de Trabalho responsável pelas diretrizes de implementação do RDC-Arq, e da Resolução CNJ 408/2021 no TRE-PB.

Outra capacitação na área de documentos digitais terá início no dia 12 de novembro, com o tema: “Gestão, Segurança e Preservação de Documentos Digitais: RDC-Arq (Repositório Digital Confiável Arquivístico) e Sigad (Sistema de Gestão Documental)”, com os professores Lenora  Schaitzer e Carlos Amand.



Perfil do professor Paulo Soledade

Palestrante, instrutor de cursos, consultor master em digitalização e gestão de documentos físicos e digitais. Mais de 20 anos de atuação em gestão documental, especialmente em digitalização e transformação digital. Doutorando e mestre em Ciência da Informação, especialista em Administração com ênfase em Gestão de Serviços e Bacharel em Arquivologia.



/rafaelkoehler/

/com informações da Sedoc/

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido