TRE-PB promove Curso de Digitalização e Gestão de Documentos Digitais
O Curso “Digitalização Top” será ministrado pelo professor Pablo Soledade da Escola GDI

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) promove de 08 a 11 de novembro, o Curso “Digitalização Top”, ministrado pelo professor Pablo Soledade, da Escola GDI. A capacitação se dá de forma on-line e busca atender a uma antiga demanda das Zonas Eleitorais por atualização em Gestão de Documentos Digitais.
Trata-se de uma iniciativa da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), da Seção de Documentação (Sedoc) e da Coordenadoria de Gestão da Informação (CGI), vinculadas à Secretaria Judiciária e da Informação (SJI); em conjunto com a Seção de Capacitação e Treinamento (Secat), da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede), vinculadas à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).
Serão treinados 120 servidores, da Sede do Tribunal e de todos os Cartórios Eleitorais da Paraíba. Os conteúdos do curso ficarão disponíveis na plataforma de aprendizagem por 12 meses, de forma a garantir o acesso a qualquer tempo para todos. Ao final, os participantes estarão habilitados para realizar a digitalização e a gestão dos documentos em ambientes digitais, que são requisitos para a segurança jurídica e a preservação de longo prazo.
Dessa forma, o TRE-PB prepara o ambiente organizacional para cumprir as crescentes demandas do Programa de Memória do Poder Judiciário (Proname). Com isso, será possível ampliar o acesso, facilitar a recuperação da informação, preservar os documentos originais, evitar cópias e planejar o descarte de documentos.
“A documentação organizada e acessível resguarda os gestores e permite a transparência e os dados abertos, e por isso é imprescindível atualizar-se na gestão de documentos e processos em ambiente digital”, declarou o Juiz Márcio Maranhão Brasilino da Silva, presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do TRE-PB.
“Esta é a primeira ação do Projeto de Implantação do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), recomendado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para a transferência e o recolhimento de documentos arquivísticos digitais, de forma a garantir a autenticidade, a confidencialidade, a disponibilidade e a preservação desses documentos”, frisou Gabriela Almeida Garcia, arquivista e presidente do Grupo de Trabalho responsável pelas diretrizes de implementação do RDC-Arq, e da Resolução CNJ 408/2021 no TRE-PB.
Outra capacitação na área de documentos digitais terá início no dia 12 de novembro, com o tema: “Gestão, Segurança e Preservação de Documentos Digitais: RDC-Arq (Repositório Digital Confiável Arquivístico) e Sigad (Sistema de Gestão Documental)”, com os professores Lenora Schaitzer e Carlos Amand.
Perfil do professor Paulo Soledade
Palestrante, instrutor de cursos, consultor master em digitalização e gestão de documentos físicos e digitais. Mais de 20 anos de atuação em gestão documental, especialmente em digitalização e transformação digital. Doutorando e mestre em Ciência da Informação, especialista em Administração com ênfase em Gestão de Serviços e Bacharel em Arquivologia.
/rafaelkoehler/
/com informações da Sedoc/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify