Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB realiza palestra educativa para alunos da Escola Cidadã Integral João Caetano

No evento houve o preenchimento de cédulas de papel, que serão submetidas ao “Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas” no 2º Turno das Eleições 2022

#PraTodosVerem: Alunas e alunos da ECI João Caetano, sentados em cadeiras, assistindo a palestra...

Na manhã desta quarta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave), realizou visita à Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio João Caetano, localizada no município de Bayeux/PB, com o objetivo de realização de uma palestra educativa para aproximadamente 100 alunas e alunos, bem como, o preenchimento de cédulas de papel, que serão submetidas ao “Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas” no 2º Turno das Eleições 2022.

A abertura do evento ficou por conta da secretária de Gestão de Pessoas (SGP) do TRE-PB e membro da Cave, Alexandra Maria Soares Cordeiro, que saudou todas as educandas e educandos, fez uma breve apresentação dos membros da Cave e do trabalho que a comissão realiza, explicou a diferença entre voto branco e nulo, bem como, comunicou a importância de tê-los entre as cédulas preenchidas, além dos votos válidos, como forma de reproduzir o que ocorre na prática em todas as seções eleitorais. A secretária da SGP ressaltou, mais uma vez, a importância da participação das alunas e dos alunos, como sujeitos ativos no processo de auditoria.

Dando continuidade ao evento, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, proferiu a palestra que abordou os assuntos “Segurança do Sistema Eletrônico de Votação”, e “Auditoria de Verificação de Funcionamento das Urnas Eletrônicas”, denominado “Teste de Integridade”.

No decorrer da exposição, as alunas e alunos puderam formular perguntas e dirimir as dúvidas acerca da matéria. Segundo Alexandra Cordeiro, “foram perguntas muito inteligentes e produtivas, com a participação ativa de todas e todos, que ajudaram a nortear a palestra, deixando o assunto mais fluído e dinâmico”.

Finalizando a visita, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica contou com a colaboração das  educandas e educandos, que preencheram cédulas de papel, com votos aleatórios para os candidatos em disputa no 2º Turno das Eleições 2022, votos nulos e votos de legenda. Também houve cédulas com votos em branco.

Os votos preenchidos pelas estudantes e pelos estudantes serão utilizados para digitação nas 20 urnas que serão submetidas ao “Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas”, por meio de “Votação Paralela” (§ 6º do art. 66 da Lei nº 9.504/1997), que será realizado no mesmo dia e horário do 2º Turno das Eleições oficiais, em ambiente específico, a ser instalado no mezanino do Espaço Cultural de João Pessoa/PB. Tais votos não serão contabilizados no resultado oficial do Pleito.

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições de 2022 está prevista na Resolução TSE  nº 23.673/21 e é responsável pela organização e condução dos trabalhos de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas, sendo presidida pelo juiz membro José Ferreira Ramos Júnior, e composta pelas servidoras e servidores: Ana Gilka Barbosa de Medeiros Oliveira, Alexandra Maria Soares Cordeiro, Cláudia Carmem Santos Salles, Débora Queiroga Maia Gonçalves Colaço, Elisabete Barboza de Araújo Reges, Érika Camarotti de Lima, Gerson José da Silva, José Augusto de Oliveira Neto, Luciana de Lourdes Melo Ferreira Norat, Patrícia Soares Lemos, e Viviane Maria Ramalho Teódulo.

Clique AQUI e saiba mais sobre o “Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas”.

/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido