Residentes Jurídicos tomam posse no TRE-PB
Os profissionais serão distribuídos entre Zonas Eleitorais e gabinetes de desembargadores e juízes

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) empossou 13 residentes jurídicos na manhã desta quinta-feira (28). A iniciativa é fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Escola Superior da Magistratura (ESMA), por meio de Termo de Cooperação. Nesta sexta (29) ocorrerá a cerimônia de posse de mais três residentes jurídicos, em Campina Grande.
Os empossados irão desempenhar suas atividades a partir do dia 1° setembro, sendo seis residentes nos gabinetes dos desembargadores e juízes membros do próprio Tribunal. Cinco profissionais vão colaborar com as Zonas Eleitorais de João Pessoa, além de um para Cabedelo e o outro para Bayeux.
Na ocasião, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho deu boas-vindas aos novos residentes jurídicos destacando sua qualificação profissional. “A chegada de vocês agrega qualidade ao TRE-PB, pois são residentes extremamente capacitados. Terão contato com situações complexas, mas contarão com o apoio de gabinetes com assessorias, além das chefias de cartórios. Será um período de grande aprendizado e troca de conhecimento, e quem sabe, no futuro, estaremos diante de profissionais que seguirão a magistratura”, declarou.
A advogada Milena Santos se formou em 2022. Sua experiência de estágio foi no Fórum Cívil na Vara de Fazenda Pública. “Eu estou muito feliz e quero aproveitar ao máximo essa experiência da residência jurídica no TRE-PB”, afirmou.
Tiago Alvares se formou em 2023 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo ele, como estuda para concurso, integrar a Zona Eleitoral do TRE-PB vai agregar o conhecimento teórico a prática. “Vai ser muito importante ter essa experiência com a Justiça Eleitoral e poder colaborar com a construção da democracia”.
Edna Almeida é aluna de pós-graduação em Direito Previdenciário e também foi uma das aprovadas na Residência Jurídica. “Vai ser muito importante para agregar ainda mais à minha formação, pois eu não tinha tido contato com a Justiça Eleitoral, então terei essa prática dentro do Judiciário”, revelou.
Além do presidente do TRE-PB, estiveram presentes à solenidade de posse: o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, diretor da ESMA; o vice-presidente e Corregedor, Márcio Murilo da Cunha Ramos; a diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Cordeiro; e os juízes membros do Tribunal: Bruno Teixeira de Paiva, Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, Sivanildo Torres, Kéops de Vasconcelos Amaral e Rodrigo Clemente de Brito. O procurador Regional Eleitoral, Renan Paes Félix esteve presente de forma remota.
O Programa Residente Jurídico tem como objetivo proporcionar formação prática e teórica à bacharéis em Direito, que estejam cursando ou tenham concluído em até cinco anos cursos de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Além da vivência jurídica nos gabinetes e Zonas Eleitorais, os profissionais participarão de atividades acadêmicas, cursos e eventos, principalmente aqueles promovidos pela Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB).
Clique aqui e confira as fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjCsdfB
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem homens e mulheres reunidos para solenidade de posse.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify