Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Residentes Jurídicos são empossados em Campina Grande

Cerimônia é uma extensão da posse de 19 profissionais, que atuarão em Zonas Eleitorais de cinco municípios paraibanos

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas, em pé, posando; em segundo plano aparece ...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) empossou, na manhã desta sexta-feira (29), em Campina Grande/PB, três Residentes Jurídicos. A cerimônia, realizada às 10h, é uma extensão do evento de posse que aconteceu nesta quinta-feira (28) na sede do Tribunal. As novas empossadas são Dayhana Rodrigues Monteiro, Jéssica Helena Silva Sá Santos e Rita de Cássia Mafra de Almeida. Elas atuarão nas Zonas Eleitorais de Campina Grande.

A iniciativa é resultado de uma parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Escola Superior da Magistratura (ESMA), e está alinhada à Resolução CNJ nº 439/2022, que regulamenta a criação de programas de residência no Poder Judiciário. O programa é voltado a bacharéis em Direito com até cinco anos de formação, oferecendo aprimoramento prático e teórico. No total, 19 profissionais foram empossados e atuarão nas Zonas Eleitorais de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, além de gabinetes de membros do Tribunal.

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, participou da solenidade e deu as boas-vindas às novas residentes jurídicas. Em seu discurso, o magistrado destacou que a posse dos residentes jurídicos é uma ação concreta de sua gestão para priorizar a atuação da Justiça Eleitoral no primeiro grau. “Quando se fala em priorização do primeiro grau, não podemos ficar apenas nos discursos, mas estabelecer verdadeiras práticas. A opção pela residência jurídica veio no sentido de entender que determinadas localidades, como Campina Grande e João Pessoa e sua região metropolitana, teriam mais complexidade de temas a tratar”, afirmou. O presidente ressaltou, ainda, que o mais importante para a Justiça Eleitoral é o trabalho realizado nas zonas eleitorais, “onde o povo, o cidadão vai”.

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem duas mulheres e um homem, sentados a mesa de honra de um ...
Foto 1

A iniciativa foi celebrada pelo juiz titular da 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande/PB, Cláudio Pinto Lopes. “É um projeto audacioso e, digamos, inédito do desembargador Oswaldo, nesse convênio que ele fez com o Tribunal de Justiça para que os residentes viessem colaborar com a Justiça Eleitoral. Nós sabemos que há um período de entressafra processual, mas a Justiça Eleitoral nunca para, ela sempre está em atividade”, afirmou. O juiz destacou, ainda, que os novos colaboradores vêm para “dar um upgrade nos processos” e podem ser utilizados tanto na área jurisdicional quanto na administrativa, ressaltando o valor da juventude e sua força.

Para a empossada Rita de Cássia Mafra de Almeida, a residência jurídica representa uma oportunidade de unir a teoria à prática. Natural de Macapá, no Amapá, e há poucos anos em Campina Grande, a bacharel em Direito revelou que aprofundou seus conhecimentos em Direito Eleitoral durante o mestrado em Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “Eu não tive a oportunidade, assim que cheguei, de atuar na parte jurídica com uma força mais presente. Aqui, vi na residência a oportunidade de uma forma mais prática de atuar e crescer. Minha pesquisa em ‘presidencialismo de coalizão’ me trouxe essa familiaridade com o Direito Eleitoral, e agora vou poder aliar a minha visão de cientista política com a prática dentro da Justiça Eleitoral”, afirmou.

Além do presidente, estiveram presentes na solenidade a diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro; o assessor de Cerimonial, Lucas Pereira; a chefe da Seção de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoal (SEDOP), Aline Vilar Bezerra da Silveira e os juízes titulares das 16ª, 17ª, 22ª e 72ª zonas eleitorais, Cláudio Pinto Lopes, Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, Brancio Barreto Suassuna, Rosimeire Ventura Leite, respectivamente.


/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/ 



Foto de Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas, em pé, posando; em segundo plano aparece uma janela e um quadro branco.

Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem duas mulheres e um homem, sentados a mesa de honra de um evento; a mesa esta coberta por um tecido com o brasão da Justiça Eleitoral; em segundo plano aparece uma janela.

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido