Residentes Jurídicos são empossados em Campina Grande
Cerimônia é uma extensão da posse de 19 profissionais, que atuarão em Zonas Eleitorais de cinco municípios paraibanos

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) empossou, na manhã desta sexta-feira (29), em Campina Grande/PB, três Residentes Jurídicos. A cerimônia, realizada às 10h, é uma extensão do evento de posse que aconteceu nesta quinta-feira (28) na sede do Tribunal. As novas empossadas são Dayhana Rodrigues Monteiro, Jéssica Helena Silva Sá Santos e Rita de Cássia Mafra de Almeida. Elas atuarão nas Zonas Eleitorais de Campina Grande.
A iniciativa é resultado de uma parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Escola Superior da Magistratura (ESMA), e está alinhada à Resolução CNJ nº 439/2022, que regulamenta a criação de programas de residência no Poder Judiciário. O programa é voltado a bacharéis em Direito com até cinco anos de formação, oferecendo aprimoramento prático e teórico. No total, 19 profissionais foram empossados e atuarão nas Zonas Eleitorais de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, além de gabinetes de membros do Tribunal.
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, participou da solenidade e deu as boas-vindas às novas residentes jurídicas. Em seu discurso, o magistrado destacou que a posse dos residentes jurídicos é uma ação concreta de sua gestão para priorizar a atuação da Justiça Eleitoral no primeiro grau. “Quando se fala em priorização do primeiro grau, não podemos ficar apenas nos discursos, mas estabelecer verdadeiras práticas. A opção pela residência jurídica veio no sentido de entender que determinadas localidades, como Campina Grande e João Pessoa e sua região metropolitana, teriam mais complexidade de temas a tratar”, afirmou. O presidente ressaltou, ainda, que o mais importante para a Justiça Eleitoral é o trabalho realizado nas zonas eleitorais, “onde o povo, o cidadão vai”.

A iniciativa foi celebrada pelo juiz titular da 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande/PB, Cláudio Pinto Lopes. “É um projeto audacioso e, digamos, inédito do desembargador Oswaldo, nesse convênio que ele fez com o Tribunal de Justiça para que os residentes viessem colaborar com a Justiça Eleitoral. Nós sabemos que há um período de entressafra processual, mas a Justiça Eleitoral nunca para, ela sempre está em atividade”, afirmou. O juiz destacou, ainda, que os novos colaboradores vêm para “dar um upgrade nos processos” e podem ser utilizados tanto na área jurisdicional quanto na administrativa, ressaltando o valor da juventude e sua força.
Para a empossada Rita de Cássia Mafra de Almeida, a residência jurídica representa uma oportunidade de unir a teoria à prática. Natural de Macapá, no Amapá, e há poucos anos em Campina Grande, a bacharel em Direito revelou que aprofundou seus conhecimentos em Direito Eleitoral durante o mestrado em Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “Eu não tive a oportunidade, assim que cheguei, de atuar na parte jurídica com uma força mais presente. Aqui, vi na residência a oportunidade de uma forma mais prática de atuar e crescer. Minha pesquisa em ‘presidencialismo de coalizão’ me trouxe essa familiaridade com o Direito Eleitoral, e agora vou poder aliar a minha visão de cientista política com a prática dentro da Justiça Eleitoral”, afirmou.
Além do presidente, estiveram presentes na solenidade a diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Maria Soares Cordeiro; o assessor de Cerimonial, Lucas Pereira; a chefe da Seção de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoal (SEDOP), Aline Vilar Bezerra da Silveira e os juízes titulares das 16ª, 17ª, 22ª e 72ª zonas eleitorais, Cláudio Pinto Lopes, Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, Brancio Barreto Suassuna, Rosimeire Ventura Leite, respectivamente.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Foto de Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas, em pé, posando; em segundo plano aparece uma janela e um quadro branco.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparecem duas mulheres e um homem, sentados a mesa de honra de um evento; a mesa esta coberta por um tecido com o brasão da Justiça Eleitoral; em segundo plano aparece uma janela.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify