TRE-PB dá início a curso voltado para desenvolvimento de competências

O curso “Desenvolver Competências Psicoemocionais e Psicossociais e Cultura do Respeito para prevenir práticas de assédio dentro da organização” é uma ação da CPEAD do Regional paraibano

#PraTodosVerem: na imagem aparece a tela do aplicativo com Zoom, aparece o banner do evento, com...

Na tarde desta terça-feira (23), a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e Discriminação (CPEAD) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), promoveu o início do curso “Desenvolver Competências Psicoemocionais e Psicossociais e Cultura do Respeito para prevenir práticas de assédio dentro da organização”, ministrado pela professora doutora Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha, pela plataforma Zoom do TRE-PB.

O curso terá duração de 6 horas/aula, divididas em dois dias (23 e 24/05/2023), das 16h00 às 19h00, em formato de Workshop. No segundo dia, o curso contará com debates que terão a participação da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB; da juíza Maria Cristina Paiva Santiago, presidente da CPEAD e Ouvidora da Mulher; da secretária da CPEAD, Gylmara de Araújo Pereira; e da advogada Ana Cláudia Vital do Rego.

O evento teve início às 16h00, com a fala de boas-vindas da coordenadora da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), Ana Karla Farias, que saudou a todas e a todos participantes fazendo as apresentações e os direcionamentos iniciais. Esclareceu que quem se inscreveu no curso terá direito ao certificado para fins de adicional de qualificação.

Em seguida, a juíza Maria Cristina Paiva Santiago, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e Discriminação (CPEAD) e Ouvidora da Mulher, representando a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB , fez a abertura do evento, oportunidade em que agradeceu e parabenizou a participação de todas e todos.

A palavra foi então passada para a secretária da CPEAD, Gylmara de Araújo Pereira, que conduziu o curso, auxiliando a professora doutora Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha.

O público-alvo do evento são gestoras e gestores de Unidades da secretaria do TRE-PB e dos Cartórios Eleitorais, membros da Comissão, magistradas, magistrados, promotoras, promotores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias, estagiários e demais servidoras e servidores.

O curso tem por finalidade oferecer formação na área do desenvolvimento psicossocial como uma prática criativa e inovadora, tendo em vista a missão da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Eleitoral da Paraíba, atendendo à Resolução nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), implementando o desenvolvimento de competências socioemocionais, como fator protetivo para a saúde mental, fortalecendo a cultura do respeito nas relações de trabalhos mediante um processo de conscientização e responsabilização pessoal e comunitária, como estratégia de prevenção às práticas de assédio e discriminação no ambiente organizacional.

Currículo da Professora Doutora Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Grupo de Pesquisa: Um Olhar Interdisciplinar sobre a Subjetividade Humana da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Coordenadora da Especialização em Estudos de Logoterapia e Análise Existencial da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro da Comissão Arquidiocesana para proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade – Arquidiocese de Fortaleza. Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE). Áreas temáticas de pesquisa: Psicologia do Desenvolvimento; Logoterapia e Análise Existencial; Ócio e Temporalidades Livres.

/rafaelkoehler/ascom/tre-pb


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido