JE informa locais de votação em João Pessoa/PB para Eleição de Conselhos Tutelares

A votação que escolherá os novos conselheiros vai acontecer em todo Brasil no dia 1º de outubro, das 8h00 às 17h00

#PraTodosVerem: Na imagem aparece a expressão “Conselhos Tutelares Empréstimo de Urnas”, à esque...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), atendendo pedido do Ministério Público da Paraíba, emprestará urnas eletrônicas para a realização das eleições de Conselhos Tutelares nos municípios do Estado da Paraíba.

O evento recebe o apoio da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Eleitoral.

A votação que escolherá os novos conselheiros vai acontecer em todo Brasil no dia 1º de outubro, das 8h00 às 17h00, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, alterado pela Lei Federal 12.696/2012.

Na Paraíba, a Justiça Eleitoral dará suporte, cedendo 1.956 urnas eletrônicas, entre aquelas que serão utilizadas para votação, treinamento e reserva, em 163 dos 223 municípios paraibanos.

O voto é sigiloso e facultativo e para votar, o eleitor deverá comparecer munido do Título de Eleitor e documento oficial de identificação. Nesse pleito poderão votar as eleitoras e os eleitores em situação regular no dia 1º de julho de 2023.

Os Locais de Votação no município de João Pessoa/PB podem ser consultados por meio do link:

https://drive.google.com/file/d/1e9sEXBhWMUChaMQ9bCqFDNcvw6vLaLt5/view?usp=sharing

Participação da Justiça Eleitoral nas eleições dos Conselhos Tutelares


O papel da Justiça Eleitoral, conforme a Resolução TSE nº 23.719/2023, é atuar no apoio ao pleito, tendo como atribuições, entre outras: o empréstimo e a preparação das urnas eletrônicas, dos sistemas de votação e das mídias; o suporte técnico ao voto informatizado; e o treinamento dos membros das mesas receptoras de votos.

A organização das eleições, desde o registro de candidatas e candidatos até a proclamação dos resultados é de responsabilidade das comissões especiais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade, com o apoio da Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) providenciou, mediante solicitação dos Conselhos Municipais, o empréstimo de cabinas de votação, urnas eletrônicas ou de lona, a parametrização das eleições e preparação das urnas eletrônicas, o fornecimento das listas de eleitores, a disponibilização de treinamento a mesários e o apoio técnico ao pessoal alocado pelos Conselhos para suporte à urna eletrônica.


Conselheiros Tutelares


Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, os Conselheiros Tutelares são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. A votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional.

Isso será feito por meio da chamada eleição parametrizada ou comunitária, como também é conhecida. O termo refere-se a um pleito não oficial de instituições públicas ou particulares com a utilização, a título de empréstimo, do sistema eletrônico de votação, composto por urnas eletrônicas e respectivos programas. Em anos anteriores, alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) apoiaram as eleições para a escolha dos conselheiros tutelares dos municípios, mas esta será a primeira vez que todos os TREs estarão envolvidos na ação.

A organização das eleições, assim como a totalização dos votos, é de responsabilidade dos respectivos conselhos tutelares. Conforme estabelece o artigo 139 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), compete ao Ministério Público fiscalizar esses pleitos. Vale destacar que o voto é facultativo para essa eleição, e que quem estava em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023 poderá exercer esse direito.

O Conselho Tutelar está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), consistindo em órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O ECA estabelece que haverá em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) Membros Titulares e 5 (cinco) Suplentes, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha.

Clique AQUI e consulte os Locais de Votação do município de João Pessoa/PB.


Leia mais:


Empréstimo de urnas

TRE-PB recebe visita da Comissão Eleitoral dos Conselhos Tutelares

TRE-PB comunica sobre a logística das Eleições dos Conselhos Tutelares

40ª ZE realiza capacitação de mesários para Eleição do Conselho Tutelar 2023

Conselhos Tutelares: confira os itens de segurança das urnas nas eleições de domingo (1º)



/com_informações_do_TSE/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido