Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB discute em Brasília ações para incentivar o voto de jovens entre 16 e 17 anos

O presidente do TRE-PB e o diretor da EJE-PB visitaram o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor)

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma mulher ladeada por dois homens, em pé; os homens posam...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba já deu início às ações práticas do termo de cooperação técnica firmado com a Câmara Federal e que envolve programas e projetos através do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor) e a Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB).

O presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, visitou o Cefor essa semana em Brasília, ao lado do diretor da EJE-PB Bruno Teixeira. Eles foram recebidos pela diretora do Centro Mariana Barreiras e, juntos, deram início às discussões para as a realização das ações em conjunto.

Nesse momento inicial, o Tribunal tem como objetivo desenvolver ações voltadas aos jovens eleitores. “Estamos querendo destacar, principalmente, o ambiente da juventude, especialmente aqueles eleitores entre 16 e 17 anos que possuem voto facultativo”, explicou o presidente.

De acordo com o último Censo do IBGE em 2022, eram mais de 174 mil 822 jovens paraibanos entre 15 e 17 anos. Se for considerada a faixa entre 12 a 14 anos do mesmo Censo e que em 2026 podem estar aptos a votar de forma facultativa, então, o número vai para 173 mil 129 eleitores.

Três homens e duas mulheres à mesa de reunião

Nas Eleições 2024, dos 64.866 eleitores com 16 e 17 anos aptos a votar, 61.359 compareceram às urnas e 3.507 se abstiveram, ou seja, 5,4% deixaram de votar.

“O TRE identificou que alguns votaram, mas a maioria não tirou o título”, explicou o presidente Oswaldo Trigueiro, avaliando que agora programas e projetos frutos dessa cooperação podem incentivar o voto juvenil.

Sobre o Cefor

Fundado em 1997, o CEFOR tem entre sua linha de atuação, o desenvolvimento de ações de capacitação dos servidores por meio de cursos presenciais ou a distância, palestras e seminários ou, ainda, por meio da prospecção de oportunidades de formação e treinamento oferecidas por outras instituições.

Outra frente de atuação do CEFOR diz respeito às atividades de educação para democracia, realizadas por meio de programas institucionais voltados para estudantes, educadores e sociedade civil organizada. Exemplos desses programas são o Parlamento Jovem Brasileiro, Missão Pedagógica no Parlamento e Oficina de Atuação no Parlamento, entre outros.

O Termo de Cooperação técnica firmado entre o TRE-PB e a Câmara envolvendo o Cefor foi assinado na posse do Presidente Oswaldo Trigueiro do Valle Filho entre ele e o Presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Mota no último dia 31 de março.

/michelle_sousa/ascom/tre-pb/

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido