TRE-PB vai realizar alistamento eleitoral de jovens de 15 escolas estaduais
Essa ação integra o projeto PoliTEENzando ocorrido em João Pessoa que reuniu mais de mil jovens entre 15 e 17 anos.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), vai realizar o alistamento eleitoral dos jovens, entre 15 e 17 anos, das escolas que participaram do Projeto PoliTEENzando – Jovem que vota, muda a rota, em João Pessoa. O cronograma da ação inclui 15 escolas e deverá ser definido em breve pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) junto com a Central de Atendimento ao Eleitor (CENATEL).
Além de promover comodidade aos jovens eleitores, a ação nas escolas faz parte da segunda etapa do PoliTEENzando na Capital. O objetivo é efetivar o cadastramento biométrico dos jovens que possuem voto facultativo. Estão na mira, mais de mil estudantes de 15 escolas participantes do projeto, ocorrido no dia 12 de agosto no Teatro de Arena do Espaço Cultural.
O alistamento vai incluir jovens a partir de 15 anos, embora só possam votar nas eleições de 2026 aqueles que completarem 16 anos até a data do pleito. Para o alistamento eleitoral, os estudantes devem levar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento e comprovante de residência.
O PoliTEENzando é uma iniciativa idealizada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e apoio da Câmara dos Deputados.
O projeto tem como objetivo estimular a participação política e cidadã de estudantes entre 15 e 17 anos, por meio de oficinas, rodas de conversa e atividades culturais que promovam o protagonismo juvenil, a valorização da democracia e o exercício consciente do voto.
De acordo com a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), Vanessa do Egypto, o PoliTEENzando surgiu quando o TRE-PB observou um decréscimo na procura dos jovens, entre 15 e 17 anos pelo alistamento eleitoral, na modalidade voto facultativo. “Como eles ainda não são obrigados a votar, não estavam interessados em procurar a Justiça Eleitoral para fazer o alistamento. Portanto, o Projeto surgiu com o propósito de mostrar ao jovem que tudo na nossa vida é político. Tudo que a gente faz está agindo politicamente. Embora os jovens sejam super antenados nas redes sociais e em tudo que precisa do seu protagonismo, quando eles não se interessam por política partidária, acabam deixando outras pessoas escolham seus representantes, tomando decisões por eles”, declarou.
A primeira edição do PoliTEENzando ocorreu no dia 12 de agosto, data que se comemora o Dia do Estudante. Os jovens tiveram espaço para compartilhar suas percepções sobre a importância de se engajar politicamente e de garantir a regularidade do título de eleitor, e ainda assistiram uma palestra do secretário de Educação da cidade do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha.
saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia, aparecem alunos entre 15 e 17 anos da rede pública estadual no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify