Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Reunião discute detalhes do projeto da usina fotovoltaica do TRE-PB

Ajustes do termo de referência foram discutidos para lançar edital de licitação

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma sala de reunião com uma mesa branca retangular. Seis h...

O Tribunal Regional Eleitoral( TRE-PB) por meio da seção de Arquitetura e Engenharia realizou uma reunião de alinhamento para definir o termo de referência do projeto da usina fotovoltaica. Definição da planilha de custos do projeto, o memorial de quantitativo do orçamento e especificações técnicas dos insumos e equipamentos foram alguns pontos definidos nesta quinta-feira(14), na sede da instituição.
A instalação da usina será no anexo de propriedade do TRE-PB que fica localizado no Distrito Industrial de João Pessoa. De acordo com o coordenador de Serviços Gerais( Coseg), Edérson Araújo, a instalação proporcionará uma economia de 40% das despesas, somando 57 cartórios eleitorais distribuídos no interior do estado. “Além do ganho na sustentabilidade, a economia financeira proporcionará um melhor aproveitamento em outras questões orçamentárias”,declarou.
Nos próximos 15 dias, a equipe deve concluir os ajustes para fazer a licitação para contratação da empresa que irá executar a obra.

Já o engenheiro civil Philippe Hypólito informou que a sua participação na usina fotovoltaica é orientar o projetista na elaboração da planilha orçamentária para que seja aderente às exigências da nova lei de licitações. “ No modelo de contratação, estamos ajudando a modelar o projeto para que tenha as documentações necessárias de acordo com a lei. Afinal, é muito comum a iniciativa privada ter eficiência na entrega mas para obra pública é necessário todo um detalhamento de projeto e orçamento”,explicou.
 
A expectativa é de que a usina fotovoltaica gere cerca de 1,5 Mega watts de potência e o investimento de R$1,5 milhão seja retornado em até dois anos, conforme explica Valter Félix, chefe da seção de Engenharia e Arquitetura( Searq). “A economia será enorme. Hoje, o TRE-PB gasta mais de um milhão por ano em todos os prédios distribuídos no território paraibano. A meta é utilizar 100% de energia solar em todos os prédios da instituição até o final desta gestão”, informou.
O engenheiro eletricista e proprietário da empresa National Energy, Gilvan Alves Júnior, sente-se honrado em contribuir com a inovação e sustentabilidade do Tre-PB - instituição renomada no Estado. “A iniciativa partiu do presidente do TRE-PB, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, então resolvemos doar o projeto, deixando um legado às próximas gestões”,afirmou.

Participaram da reunião: Gilvan Alves, engenheiro eletricista e proprietário da National Energy; Diógenes Paiva, assessor de Segurança da Informação do TRE-PB; Edérson Araújo, Coordenador de Serviços Gerais (Coseg);Eduardo Machado, técnico em eletrotécnica; Valter Félix da Silva, chefe da seção de Engenharia e Arquitetura (Searq),além Philippe Hypólito, engenheiro civil. O técnico judiciário e engenheiro eletricista José Antônio Cândido Borges participou da reunião no formato on-line.
sede
A energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa,contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente.

 

/saragomes/ascom/tre-pb/

 

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma sala de reunião com uma mesa branca retangular. Seis homens, estão sentados em volta da mesa. O homem no lado esquerdo da imagem aponta um lápis para o centro, enquanto todos olham para o lado direito da mesa, indicando uma apresentação.


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido