Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB discute propostas para otimizar o atendimento da biometria

A reunião foi entre a presidência e a Corregedoria Eleitoral (CRE), responsável pelas ações que visam os 100% da biometria na Paraíba

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece quatro homens e uma mulher em reunião sentados ao redor de...

A otimização do atendimento ao eleitor que busca fazer a biometria foi o assunto em pauta de uma reunião entre a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba (CRE). A reunião de realinhamento, ocorrida na manhã desta sexta (22), discutiu propostas que possam atender melhor aos eleitores de, pelo menos, dez municípios paraibanos, alguns da região metropolitana que concentra o maior número de não biometrizados.

Esses eleitores estão sendo chamados via mensagens de WhatsApp. Os disparos começaram pelo interior e somente devem acontecer para a região metropolitana em setembro. No entanto, o TRE-PB já discute a possibilidade de ampliar locais de atendimento em João Pessoa.

A meta do TRE-PB é atingir os 148.513 mil eleitores paraibanos que ainda não realizaram a regularização do cadastro eleitoral. O Tribunal já convocou 54 mil pessoas através de mensagens via aplicativo de WhatsApp por meio do número oficial da justiça eleitoral desde o final de julho. Deste público-alvo, 2.239 pessoas regularizaram a biometria no Estado. Uma nova convocação deverá ocorrer em setembro, com estimativa de 75 mil mensagens a serem enviadas, incluindo a região metropolitana e Campina Grande.

De acordo com o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), André Vieira, o setor possui um levantamento do número de atualizações efetivadas mas a meta é alcançar 100% da biometria. “O eleitor já está começando a se interessar e a fazer o cadastramento da biometria, especialmente, porque isso repercute para outros sistemas do Governo Federal”, explicou.

O coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira, informou que o Tribunal está avaliando alternativas para aumentar a capacidade de atendimento. “Atualmente, os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor estão com bom fluxo, porém, com o aumento de disparos de mensagens, a tendência é ultrapassar a capacidade de alguns Cartórios”, disse.


A confirmação de que se trata de uma mensagem originada da Justiça Eleitoral pode ser feita observando o sinal de certificado ao lado de Tribunal Regional Eleitoral – PB, ou pelo número do contato que deve ser (83) 3512-1500. Abaixo da mensagem há uma opção ‘Tenho dúvida’, caso o eleitor queira falar com um atendente.

Estiveram presentes na reunião desta sexta o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho; a diretora-geral, Alexandra Cordeiro; o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), André Vieira e o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos, Charles Oliveira.

/saragomes/ascom/tre-pb/

#PraTodosVerem: Na fotografia aparece quatro homens e uma mulher em reunião sentados ao redor de uma mesa retangular.


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido