Acervo da Fundação José Américo deverá integrar Museu da Justiça Eleitoral
Acordo de cooperação deve formalizar a doação do acervo para o Museu da Justiça Eleitoral

O Museu da Justiça Eleitoral da Paraíba deverá contar com o acervo a ser doado pela Fundação Casa de José Américo, por meio de acordo de cooperação entre as instituições. O tema foi discutido durante reunião realizada na visita institucional do presidente da Comissão do Museu da Justiça Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti, à Fundação, representando o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
A visita teve como objetivo analisar o acervo disponível e identificar documentos que poderão compor a futura exposição do Museu da Justiça Eleitoral.
O presidente da Comissão do Museu da Justiça Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti, avaliou a visita como muito proveitosa. “A equipe vai fazer uma seleção do material de interesse da Justiça Eleitoral, a exemplo de propaganda eleitoral, como santinhos, bonés e adesivos — elementos que foram permitidos em determinadas eleições e proibidos em outras. Fizemos uma revisão de todo o material da Fundação Casa de José Américo, que é muito rico. Na próxima reunião, receberei esse acervo digitalizado”, afirmou.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, destacou que a história do ministro José Américo de Almeida se entrelaça com a trajetória política e eleitoral da Paraíba. “O ministro José Américo foi um dos articuladores da democracia brasileira. Além disso, foi candidato à Presidência da República, ao Senado e ao Governo da Paraíba, tendo sido eleito governador. A Fundação possui vasta documentação desses registros na Paraíba e no Brasil, o que complementa o acervo da Justiça Eleitoral. A instalação do Museu possibilitará oferecer à população um panorama mais amplo da história da democracia”, afirmou.
O próximo passo será a formalização da doação do acervo por meio de termo de cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Fundação Casa de José Américo.
/saragomes/ascom/tre-pb/
Foto de Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de oito pessoas, dois homens e seis mulheres, em pé em uma sala com estantes repletas de livros. O homem no centro segura um livro de capa escura intitulado “Governança da Paraíba”.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas, sentados à mesa, em uma sala com estantes repletas de livros. Sobre a mesa há vários objetos como copos, xícaras, uma bandeja, cadernos e smartphones.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


