Arte e humanização: Painel de 25 metros é inaugurado no edifício-sede
Solenidade realizada nesta sexta-feira (19) marcou o encerramento do ciclo de intervenções artísticas no edifício-sede, unindo arte, natureza e bem-estar

A inauguração de um painel artístico de 25 metros de altura, realizada nesta sexta-feira (19), marcou oficialmente o encerramento do ciclo de intervenções artísticas no edifício-sede. Instalada no Espaço Viver, no térreo do prédio, a obra é uma iniciativa pioneira no Poder Judiciário paraibano e representa o ápice de um projeto que, ao longo dos últimos meses, coloriu e humanizou todos os pavimentos do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Para quem vivencia o cotidiano do Tribunal, o impacto visual trouxe novos significados ao ambiente de trabalho. A recepcionista Paloma Tomás Ribeiro destacou o sentimento de leveza proporcionado pelas intervenções. “São imagens que transmitem uma paz que a gente precisa no nosso ambiente de trabalho. Para mim é inspirador, pois permite que a gente fuja um pouco da rotina”, afirmou.
Já o analista judiciário e escritor Genedilson Ferreira Monteiro ressaltou a mudança histórica na estética do prédio, inaugurado em 2001. “Desde que inauguramos a sede, há 25 anos, só tínhamos paredes cruas e não tínhamos essa visão de acolhimento e de entrega de espaços de reflexão e beleza. Recebemos esse painel fantástico com muita alegria”, celebrou o servidor.
Humanidade por trás do servidor
O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, expressou um sentimento de gratidão pela parceria. Segundo o magistrado, a iniciativa busca restaurar a conexão humana dentro da instituição. “A gente tem aqui, um trabalho de Justiça Restaurativa, que é buscar aquilo que está por trás daquele que trabalha. O que você é por trás do servidor, do procurador, do juiz, do ser humano? Foi pensando nisso que trouxemos essa ideia da humanidade”, explicou o presidente.
O coordenador técnico do projeto, artista e servidor do TRE-PB, Luciano Jordan Castor de Lima, também manifestou seu orgulho em fazer parte dessa história. “O sentimento é de gratidão. Este é um momento marcante para nós. A intenção do desembargador de trazer mais ambientes de reflexão e meditação, quebrando a frieza desse concreto que temos aqui, foi maravilhosa. Sinto-me muito orgulhoso por tudo o que aconteceu”, comemorou.
Após a cerimônia, os participantes percorreram os seis pavimentos do edifício-sede para visitar as diversas obras instaladas ao longo do projeto. O momento foi acompanhado pela diretora-geral do Tribunal, Alexandra Maria Soares Cordeiro, pela secretária de Administração, Alessandra Mota de Menezes, e pelo assessor de cerimonial, Lucas Pereira, que observaram a integração das pinturas e poesias nos diferentes andares da instituição.

Vozes da Arte: Pinturas e Poesias
O projeto reuniu um grupo multidisciplinar de artistas e poetas, cada um trazendo uma perspectiva única sobre a intervenção. O arquiteto e artista Antônio Cláudio Massa destacou a sinergia da empreitada: “O TRE nos proporcionou toda a infraestrutura e acompanhamento. Foi uma sinergia muito gostosa de fazer; viemos nos deleitar para produzir essa obra tão importante. É muito prazeroso ver as pessoas se debruçando sobre as artes”.
A poetisa Maria Berenice Paulo Neto ressaltou a importância da integração cultural: “A arte é importantíssima para que venha até nós, porque vai humanizar e dar leveza. As pessoas que trabalham aqui vão ficar mais felizes com tanta beleza que nossos artistas paraibanos — não só pintores, como também poetas — estão integrando a este momento”.
Nessa mesma linha, o poeta Boisbaudran Imperiano celebrou a quebra do ambiente “sisudo” do Judiciário: “Um tribunal costuma ser um ambiente fechado, de respeito, onde as pessoas muitas vezes se sentem intimidadas. Ao colocar pinturas e poesias dialogando em todos os andares, quebramos esse gelo e trazemos uma vivência humana. A arte mostra que somos parte da natureza e integrados a ela”.

Subjetividade e Renovação
O artista visual Fernando Castor trouxe uma reflexão sobre a percepção individual da obra: “A arte possibilita quebrar padrões enrijecidos de que o serviço público precisa ser sisudo para ser sinônimo de autoridade. O que me fascina é o universo individual e íntimo de cada espectador. O que me interessa saber é se essa arte toca ou não esses observadores”.
O artista plástico Thiago Alves também enfatizou o impacto renovador: “Esse projeto é renovador. A arte traz inspiração, alegria e vida ao ambiente. Certamente, cada observador que passar por cada andar terá uma visão diferente da vivência nesse ambiente”.
Coroamento do Projeto
O autor da obra principal, o aquarelista Jonathan Guedes, expressou sua honra ao aceitar o desafio: “A arte tem o poder de transformar a atmosfera de um local, de humanizar e fazer essa conexão. Não consigo ver um tema mais adequado do que a natureza para colocar em um local institucionalizado; isso quebra a formalidade e gera uma sensação extremamente agradável”.
O painel central mede 3,12 m x 25 m e consiste em uma impressão digital em alta resolução de uma aquarela de pássaros assinada por Guedes. Instalada em estrutura metálica pela empresa LR Novo Mundo Comunicação Visual, a obra finaliza o projeto “Intervenções Artísticas em Painéis”, consolidando o compromisso da gestão com a valorização cultural e o bem-estar coletivo.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Foto de Capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de oito pessoas posando para uma foto em um ambiente interno. À esquerda, destaca-se um grande quadro com a pintura de um pássaro carcará.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um painel artístico vertical que se estende por vários andares de um vão central. A pintura retrata diversas aves coloridas da fauna brasileira em diferentes níveis, cercada pelas galerias e guarda-corpos do prédio.
Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de pessoas em um corredor de prédio público, distribuídas entre o primeiro plano e o fundo. Elas estão em pé, algumas conversando e outras observando, próximas a portas de elevadores e uma escadaria.
Foto 3: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de oito pessoas alinhadas lado a lado em frente a um grande mural colorido que retrata uma paisagem de caatinga com cactos. O grupo é composto por seis homens e duas mulheres.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


