Programa ValoriZE-se conhece boas práticas institucionais do TRE-SP
Programação em São Paulo abordou inovação, projetos de sustentabilidade e acessibilidade e visita a cartórios eleitorais e virtuais

Troca de experiências, apresentação de projetos institucionais e a visita aos cartórios eleitorais e virtuais marcaram o primeiro dia dos representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), realizado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A visita institucional, por meio do Programa de Intercâmbio ValoriZE-se, segue até quinta-feira (11).
Nesta quarta-feira (10), os visitantes conhecerão a Política de Assunção dos cartórios eleitorais do interior de São Paulo e a reorganização das serventias nos casos de junção física. Em seguida, acompanharam as atividades do Cartório Eleitoral de Santo André, localizado nas zonas do ABC Paulista.
No primeiro dia (9), a chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Monteiro/PB, Makarena Silva Targino Nunes; o chefe de cartório da 25ª Zona Eleitoral de Picuí/PB, João Paulo de Medeiros Santos; e a juíza gestora do projeto Valorize-se, Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira Lima, titular da 11ª Zona Eleitoral de Areia, foram recebidos pelo diretor-geral do TRE-SP, Claucio Cristiano Abreu Corrêa, e por alguns secretários da instituição. Os representantes da Justiça Eleitoral da Paraíba visitaram setores como o Data Center, a biblioteca, o Centro de Memória, o arquivo e o estúdio de gravação da Secretaria de Comunicação Social, além de acompanharem a sessão plenária.
No segundo momento, os visitantes conheceram vários projetos relacionados à acessibilidade, sustentabilidade, inovação, Plano das Eleições 2026, cartórios virtuais e a Secretaria de Gestão de Pessoas.
Na avaliação do chefe de cartório da 25ª Zona Eleitoral de Picuí/PB, João Paulo de Medeiros, o TRE-SP possui boas práticas institucionais muito interessantes. “Este Tribunal possui vários projetos de acessibilidade e de sustentabilidade que podem ser replicados no nosso TRE, a exemplo do atendimento e inclusão às comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras. Outro ponto de destaque foram os cartórios virtuais, que fazem parte da estrutura permanente do TRE-SP. Os resultados mostraram que a atuação de apoio melhorou significativamente a produtividade dos processos judiciais”, analisou.
Por ser o maior eleitorado do Brasil, a chefe de cartório da 29ª Zona Eleitoral de Monteiro/PB, Makarena Silva, considera a visita institucional ao TRE-SP uma oportunidade de aprendizado em gestão, organização e eficiência de processos eleitorais em grande escala.
“Nosso objetivo é trazer aprendizados concretos que fortaleçam a rotina da zona eleitoral e o trabalho da sede, especialmente no que se refere à gestão do atendimento, organização de fluxos internos, aprimoramento dos serviços ao eleitor e adoção de boas práticas replicáveis no nosso Tribunal. Vivenciar de perto esse modelo de excelência contribuirá de forma significativa para o aperfeiçoamento das nossas atividades e para a prestação de um serviço cada vez mais eficiente, moderno e alinhado às melhores referências do país”, frisou Makarena.
Programação - 11 de dezembro de 2025
Apresentação de projetos e visita ao Cartório Eleitoral da capital
13h00 – Apresentação da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).
13h30 –
• Apresentação da COEJEP (Ações de Cidadania, REDESP, Pós-graduação).
• Apresentação da COCEP (Contas de Campanha).
14h00 – Apresentação da Corregedoria Regional Eleitoral.
14h30 – Acompanhamento das atividades e rotinas da 3ª Zona Eleitoral Santa Ifigênia (capital). Rua Antônio Coruja, 99/109.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia de capa aparecem várias pessoas sentadas em uma mesa, posando para foto.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify






