Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Ações da Justiça Restaurativa do TRE-PB percorrem cinco municípios

Os círculos de construção de paz envolveram servidores de cartórios eleitorais do Sertão Paraibano

#PraTodosVerem: Na fotografia, aparecem 12 pessoas posando para a foto de duas fileiras, sendo q...

O projeto de Justiça Restaurativa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB) percorreu cinco municípios do sertão paraibano ao longo dessa semana. Servidores e servidoras dos cartórios eleitorais tiveram a oportunidade de vivenciar os círculos de construção de paz dentro do projeto iniciado em maio pela instituição.

De acordo com a juíza coordenadora adjunta Ívna Mozart, o cronograma levou a equipe da Justiça Restaurativa à Soledade, Conceição, Piancó, Patos e Santa Luzia. “Em cidades, aonde tinha mais de uma zona eleitoral, como Patos, realizamos a prática em todas as ZE”.

E a avaliação da juíza não poderia ser melhor. Segundo ela, o projeto tem se firmado como um espaço rico de troca e aproximação da gestão com o 1º Grau de Jurisdição através de um diálogo qualificado, baseado nas práticas restaurativas. “É também um espaço para promover a conexão com os servidores, sendo que todos são convidados a estar presentes incluindo efetivos, requisitados e estagiários”.

Para a facilitadora e supervisora do programa, Suerda Araujo, a avaliação desse primeiro roteiro pelo sertão foi muito positiva. “as zonas foram muito receptivas e acolhedoras às práticas restaurativas, e que as equipes demonstraram muita satisfação e ansiedade em serem ouvidas por meio de uma lógica humanizada que lhes garantisse poder de fala e de escuta qualificada”.

Segundo ela, muitos servidores evidenciaram que o círculo de construção de paz foi uma experiência de ressignificação do diálogo da sede para com as zonas de uma forma mais aproximada e por um caminho relacional de valorização e cuidado com os servidores, inclusive no registro das necessidades locais. “Em cada lugar era perceptível uma particularidade local que a torna singular e que percebemos refletir na dinâmica das equipes e isso é muito rico”, comentou Suerda.

O projeto da JE no eleitoral vem sendo executado pelos integrantes do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A iniciativa visa disseminar a cultura restaurativa na Justiça Eleitoral, fortalecendo o diálogo, a empatia e a humanização no ambiente institucional.

 

/michelle_sousa/ascom/tre-pb/

 

#PraTodosVerem: Na fotografia, aparecem 12 pessoas posando para a foto de duas fileiras, sendo que as pessoas da frete estão abaixadas

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido