Ações da Justiça Restaurativa do TRE-PB percorrem cinco municípios
Os círculos de construção de paz envolveram servidores de cartórios eleitorais do Sertão Paraibano

O projeto de Justiça Restaurativa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB) percorreu cinco municípios do sertão paraibano ao longo dessa semana. Servidores e servidoras dos cartórios eleitorais tiveram a oportunidade de vivenciar os círculos de construção de paz dentro do projeto iniciado em maio pela instituição.
De acordo com a juíza coordenadora adjunta Ívna Mozart, o cronograma levou a equipe da Justiça Restaurativa à Soledade, Conceição, Piancó, Patos e Santa Luzia. “Em cidades, aonde tinha mais de uma zona eleitoral, como Patos, realizamos a prática em todas as ZE”.
E a avaliação da juíza não poderia ser melhor. Segundo ela, o projeto tem se firmado como um espaço rico de troca e aproximação da gestão com o 1º Grau de Jurisdição através de um diálogo qualificado, baseado nas práticas restaurativas. “É também um espaço para promover a conexão com os servidores, sendo que todos são convidados a estar presentes incluindo efetivos, requisitados e estagiários”.
Para a facilitadora e supervisora do programa, Suerda Araujo, a avaliação desse primeiro roteiro pelo sertão foi muito positiva. “as zonas foram muito receptivas e acolhedoras às práticas restaurativas, e que as equipes demonstraram muita satisfação e ansiedade em serem ouvidas por meio de uma lógica humanizada que lhes garantisse poder de fala e de escuta qualificada”.
Segundo ela, muitos servidores evidenciaram que o círculo de construção de paz foi uma experiência de ressignificação do diálogo da sede para com as zonas de uma forma mais aproximada e por um caminho relacional de valorização e cuidado com os servidores, inclusive no registro das necessidades locais. “Em cada lugar era perceptível uma particularidade local que a torna singular e que percebemos refletir na dinâmica das equipes e isso é muito rico”, comentou Suerda.
O projeto da JE no eleitoral vem sendo executado pelos integrantes do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A iniciativa visa disseminar a cultura restaurativa na Justiça Eleitoral, fortalecendo o diálogo, a empatia e a humanização no ambiente institucional.
/michelle_sousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia, aparecem 12 pessoas posando para a foto de duas fileiras, sendo que as pessoas da frete estão abaixadas
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify