Arte e poesia vão colorir os corredores do TRE-PB
Pinturas e poemas de artistas paraibanos vão ocupar todos os andares da sede, promovendo cultura, cidadania e humanização

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está transformando seus corredores em verdadeiras galerias de arte. A sede do Regional passará a contar com intervenções artísticas que unirão pintura e poesia, com obras inspiradas na natureza e assinadas por artistas paraibanos — entre eles, servidores da própria instituição. O projeto é coordenado pela Seção de Engenharia e Arquitetura (SEARQ) e integra as ações da atual gestão voltadas à valorização da cultura, da cidadania e da humanização do ambiente institucional.
A “Proposta de Intervenções Artísticas em Painéis na Sede do TRE-PB”, prevê a instalação de murais e painéis nos seis pavimentos do prédio-sede, além de uma grande composição no hall de escadas e elevadores. A temática central das obras será a natureza, representada em formas, cores e palavras. O projeto conta com a participação dos artistas plásticos Antônio Cláudio Massa, Jonathan Guedes, Fernando Castor, Thiago Alves e Kleber Jhony, além do servidor do TRE-PB e artista visual Luciano Jordan Castor de Lima, que também atua como coordenador técnico da iniciativa.
Durante reunião com os artistas, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou a relevância da arte no ambiente público. “A ideia é humanizar o Judiciário. Os corredores vão ganhar mais energia, mais cor, e isso terá uma influência positiva no bem-estar de todos que circulam pelo Tribunal”, afirmou.
Segundo Luciano Jordan, o projeto prevê a instalação de painéis de MDF, nos halls dos elevadores de cada pavimento. Além disso, haverá obras nas paredes da antessala da Sala de Sessões, no primeiro andar, e no hall do Salão Nobre, no sexto andar, além de murais poéticos que complementam as intervenções visuais.
Os poemas, que dialogam com as pinturas, são de autores como Boisbaudran Imperiano, Ricardo Freitas, Thiago Alves e Marconi Araújo. A abertura do projeto será marcada pela obra Mural Amanhecer, com poema de Boisbaudran, na antessala dos conselheiros. Outro destaque será o painel Entardecer, de Antônio Cláudio, que trará poema do juiz Ricardo Freitas, no 5º pavimento.
Além de estimular o contato com a arte no ambiente institucional, o projeto reforça os valores democráticos e culturais da Justiça Eleitoral. As atividades seguem em fase de execução, com os artistas realizando visitas técnicas e definindo cronogramas de instalação e produção.
A “Proposta de Intervenções Artísticas em Painéis na Sede do TRE-PB” é mais uma ação da atual gestão comprometida com a modernização, acessibilidade e bem-estar no serviço público.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem três homens em pé, ao lado de um mural artístico que representa uma paisagem litorânea com falésias e mar. À esquerda, há uma janela com vista para árvores e uma casa ao fundo. O chão está protegido com lona preta e há um balde em frente ao mural.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify