Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB aprova criação de Programa de Residência Jurídica na instituição

Iniciativa vai ofertar vagas para recém-formados em Direito, com atividades práticas e teóricas junto à Justiça Eleitoral paraibana

#PraTodosVerem: Na fotomontagem aparece à esquerda o a fachada do edifício-sede do Tribunal Regi...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, à unanimidade, em Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira (10), a criação do Programa de Residência Jurídica no âmbito da instituição. A iniciativa será regulamentada por meio de norma interna e seguirá os parâmetros estabelecidos pela Resolução CNJ nº 439/2022 (https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/4303), que autoriza tribunais a instituírem programas desse formato para fomentar a qualificação prática e acadêmica de profissionais recém-formados na área jurídica.

O novo programa tem como objetivo proporcionar formação prática e teórica a bacharéis em Direito, que estejam cursando ou tenham concluído até cinco anos atrás cursos de especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Além da vivência jurídica nos gabinetes e zonas eleitorais, os residentes participarão de atividades acadêmicas, cursos e eventos, principalmente aqueles promovidos pela Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB).

A Residência Jurídica no TRE-PB abrangerá duas dimensões: modalidade de ensino, voltada à formação teórica, e treinamento em serviço, com atuação prática junto a magistrados e servidores da Justiça Eleitoral paraibana. As atividades dos residentes serão regulamentadas por termo de compromisso a ser firmado entre o Tribunal, a instituição de ensino e o residente.

Segundo o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a aprovação da proposta representa um importante avanço para o fortalecimento institucional e para a formação dos futuros profissionais do Direito. “A Residência Jurídica permitirá que jovens operadores do Direito acompanhem de perto a dinâmica da Justiça Eleitoral, contribuindo com os serviços e, ao mesmo tempo, se qualificando para os desafios da carreira jurídica no setor público”, destacou o magistrado.

O próximo passo, de acordo com o assessor especial da Presidência, Eduardo Rangel Ribeiro, será a publicação da resolução, seguida do edital de ampla divulgação para seleção dos residentes, definindo o número de vagas, critérios de participação, valor das bolsas e áreas de atuação. O recrutamento e a seleção ocorrerão por meio de processo seletivo público, com aplicação de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter classificatório e eliminatório, conforme conteúdo programático a ser estabelecido no próprio edital.

 

/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h. A partir de 01/08/2025 o horário será de segunda à sexta das 7h às 14h (Res. TRE-PB nº 19/2025).

Acesso rápido