Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB promove ações de Justiça Restaurativa em Campina Grande

TRE-PB promove ações de Justiça Restaurativa em Campina Grande

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem oito mulheres e dois homens posando sorridentes em sala c...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), promoveu na última quinta-feira (17) uma palestra sobre Justiça Restaurativa para os servidores da Zona Eleitoral de Campina Grande. A atividade integra a interiorização das práticas restaurativas no âmbito da Justiça Eleitoral paraibana e faz parte de um acordo de cooperação entre as duas instituições.

A palestra foi conduzida pela juíza Ivna Mozart, coordenadora adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure), que apresentou os fundamentos e a metodologia da Justiça Restaurativa e convidou os participantes para os Círculos de Construção de Paz, programados para acontecer entre os dias 21 e 23 de julho. “Foi um momento instigante, com muitas perguntas e participação ativa dos servidores. Agora, esperamos todos para vivenciar os círculos de paz”, afirmou a magistrada.

O evento também contou com a participação da servidora Ysabelly Morais, representante da CPEAMAS do TRE-PB que ministrou uma palestra sobre assédio. A presidente da Comissão no 1º Grau, juíza Israela Cláudia da Silva Pontes, destacou que essa é uma primeira ação de aproximação com as zonas eleitorais: “Estamos iniciando um movimento importante para ouvir e orientar os servidores sobre o tema”, explicou.

A iniciativa conta com o apoio Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (CPEAMAS) do TRE-PB e busca promover espaços seguros de fala e escuta entre os servidores, fortalecendo o senso de pertencimento institucional e a cultura de empatia, respeito e diálogo no ambiente de trabalho.

A juíza Ivna Mozart destacou a expectativa com a realização dos Círculos de Construção de Paz entre os servidores da Justiça Eleitoral: “A expectativa é que os círculos possam ser espaços seguros de fala, onde os servidores se sintam ouvidos, renovem a conexão entre si, compartilhem suas questões e se fortaleçam mutuamente. Também será um ambiente propício para encaminhar sugestões ou necessidades à gestão, respeitando sempre o sigilo que protege esse tipo de prática”, explicou.

Segundo a facilitadora do Nejure e servidora do TJPB, Suerda Gabriela Ferreira de Araújo, a primeira fase do projeto, realizada na sede do TRE-PB, já mostrou resultados muito positivos. “Os participantes relataram sair mais leves e esperançosos. O impacto foi significativo e a expectativa é ampliar ainda mais esse trabalho nos cartórios do interior”, disse.

Além das ações em Campina Grande, o cronograma prevê atividades na Zona Eleitoral do município de Conceição, no Alto Sertão paraibano, ainda neste mês de julho. A previsão é de que as práticas continuem até agosto.

O presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro, que também coordena o Núcleo de Justiça Restaurativa do TJPB, afirmou que o movimento restaurativo o conquistou e que deseja ver essas ações transformando a cultura da Justiça Eleitoral. “É preciso mudar o ambiente da nossa casa, permitir o diálogo, resgatar o sentido de pertencimento”.

Vale lembrar que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) elegeu 2025 como o Ano da Justiça Restaurativa nas Instituições para o Poder Judiciário. A visão é de que a melhora do ambiente de trabalho impacta diretamente na qualidade da entrega do serviço público.

1/ Galeria de imagens



/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/ 

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nossoX

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h. A partir de 01/08/2025 o horário será de segunda à sexta das 7h às 14h (Res. TRE-PB nº 19/2025).

Acesso rápido