TRE-PB realiza reunião para definir cronograma de Círculos de Construção de Paz
Iniciativa faz parte do acordo com o TJPB para disseminar a Justiça Restaurativa na sede e zonas eleitorais

Na manhã desta terça-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou uma reunião para definir o cronograma de execução dos Círculos de Construção de Paz, atividades estas que fazem parte da implantação da Justiça Restaurativa no Regional e acontecerão ao longo de 2025 na sede do Tribunal e nas zonas eleitorais do Estado.
Participaram do encontro a diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Cordeiro; a coordenadora-adjunta do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (Nejure) e coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa de Campina Grande (Cejure-CG), juíza Ivna Mozart; e a servidora do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e facilitadora do Nejure, Suerda Gabriela Ferreira de Araújo.
Durante a reunião, ficou definido que, a partir da próxima semana, no dia 29 de maio, será iniciado um Círculo de Construção de Paz com os chefes de setores da sede do Tribunal. Na sequência, será implantado um cronograma quinzenal de visitação às zonas eleitorais e à sede para a realização dos círculos com os servidores. A proposta é alternar as atividades entre as unidades administrativas da sede e os cartórios eleitorais, garantindo que todos os servidores sejam contemplados até o final do ano.
De acordo com Suerda Araújo, a equipe está finalizando a definição das datas específicas para formalizar o cronograma completo. A iniciativa integra o acordo de cooperação firmado entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o TRE-PB, que visa disseminar a prática da Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça Eleitoral paraibana, fortalecendo o diálogo, a empatia e a cultura de paz nas relações institucionais.
Segundo a juíza Ivna Mozart, a equipe está bastante entusiasmada e confiante no potencial transformador da Justiça Restaurativa dentro das instituições, especialmente no TRE-PB. “Tivemos um primeiro contato muito positivo, em que percebemos a receptividade e o entusiasmo dos servidores. Agora, estamos dedicando todos os esforços para oferecer práticas restaurativas bem estruturadas, pensadas com cuidado e compromisso”, destacou a magistrada.
A diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, Alexandra Cordeiro, também ressaltou a importância da iniciativa e a expectativa para a implantação dos círculos. “A inserção de práticas restaurativas no âmbito deste Regional é muito oportuna e bem-vinda. Aperfeiçoar as relações com empatia e criar ambientes mais inclusivos e solidários, eis o que está por vir”, afirmou a diretora.
A proposta reforça o compromisso assumido pelo presidente do TRE-PB e coordenador do Nejure, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, desde sua posse à frente da Corte Eleitoral. Na ocasião, o magistrado destacou a importância da iniciativa: “Teremos a Justiça Restaurativa ou movimentos restaurativos a partir do trabalho de excelência do Tribunal de Justiça do Estado. Nós temos lá um núcleo de Justiça Restaurativa, que tem um trabalho invejável, e vamos trazer essa experiência para o TRE. Não só para a sede do Tribunal, mas também para as zonas eleitorais, porque esse é um projeto que prestigia o que eu mais acho importante, que é a humanização do ambiente de justiça. E é nesse sentido que a gente vai trazer essa parceria com o desembargador Fred Coutinho. A parceria também reflete nossa preocupação com as eleições do próximo ano”, destacou Oswaldo Trigueiro.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify