PoliTEENzando mobiliza mais de 200 jovens em Patos para debate
Evento ocorreu no Auditório do Sebrae e destacou o voto como ferramenta de mudança

Jovens engajados e conscientes sobre o papel do voto no exercício da democracia. Esse foi o resultado da ação do projeto “PoliTEENzando – Jovem que vota, muda a rota” que envolveu mais de 200 jovens na cidade de Patos (PB). O evento, segunda etapa do projeto de interiorização, ocorreu nesta quinta-feira (27), no Auditório do Sebrae.
A iniciativa, idealizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), reuniu jovens entre 15 e 17 anos com o objetivo de incentivar a participação política e o exercício consciente da cidadania. A condução do evento ficou por conta da coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Vanessa do Egyto, e do cerimonialista Lucas Pereira.
A programação contou com atividades interativas, incluindo um quiz “Quem é você decidindo o futuro do seu país?”. Ele oferecia aos participantes uma avaliação ao final, classificando-os em quatro perfis: Perfil 1 — “Não há político pra mim no Brasil”; Perfil 2 — “Me deixa em paz na minha bolha”; Perfil 3 — “No caminho da participação”; e Perfil 4 — “Democracia sua linda".
Após a apresentação dos perfis, os membros da Corte Eleitoral explicaram detalhadamente o significado de cada um deles. Participaram dessa explanação: o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o juiz membro e diretor da EJE-PB, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, o juiz membro e vice-diretor da EJE-PB, Rodrigo Clemente de Brito Pereira, e o o juiz auxiliar da Presidência, Jeremias de Cássio Carneiro de Melo.

A Força da Juventude na Democracia
Durante o encontro, o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, declarou que o PoliTEENzando nasceu com o objetivo de despertar o interesse dos jovens sobre o processo eleitoral. O magistrado mencionou o papel do Regional paraibano, responsável pela organização das Eleições, pela emissão do título de eleitor e pela realização da biometria.
“É importante aproximar os jovens do processo democrático. Existia uma distância entre a juventude e o ambiente eleitoral, reflexo das dificuldades e da imagem negativa que, muitas vezes, é transmitida sobre o papel da política. Porém, a força da juventude é capaz de promover mudanças significativas na sociedade,” pontuou o desembargador.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Santiago Filho, avaliou a interiorização do PoliTEENzando como um movimento extremamente positivo para o fortalecimento da democracia. Ele destacou que a juventude precisa entender que a política é o caminho para as transformações, e a omissão permite que outros decidam por suas prioridades. “A juventude tem um leque imenso de prioridades, de necessidades e até de urgências, e nada além do caminho político, da boa política e da participação da juventude, não apenas cobrando, mas como eleitores, fará as coisas avançarem em um sentido melhor,” afirmou Wilson Filho, ressaltando o esforço em convencer o segmento do voto facultativo a se engajar na democracia.
Debate sobre Adultização Digital
O deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos-PI) foi o convidado central para ministrar a palestra “Você vive online. Mas quem te protege online?”. O parlamentar é o relator do Projeto de Lei que deu origem ao Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/2025).

O deputado abordou o tema Adultização das Crianças nas Redes Sociais. “A rede social nos traz muitas pautas educativas, mas também pode trazer muito prejuízo à vida das crianças e adolescentes se for introduzida de maneira irresponsável. Portanto, precisamos parametrizar e normatizar os conteúdos que crianças e adolescentes devem consumir no ambiente digital, por isso, criei o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente,” disse o parlamentar.
O juiz membro do TRE-PB e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires, afirmou que a reunião em Patos ressaltou a importância da juventude na política nacional. Segundo ele, “a reunião visa mostrar que essa audiência, que é jovem, possui grande participação na escolha dos candidatos, na participação ativa e na definição dos destinos do nosso país”.
A estudante Ana Kevya, 17 anos, que participou do evento, ainda não emitiu o título de eleitor, mas teve sua consciência política ampliada. “O PoliTEENzando é muito interessante porque tivemos o aprendizado do que é o voto, para além do que é propagado na internet. Os jovens devem pesquisar as propostas dos candidatos para que tomem decisões conscientes que vão impactar no seu cotidiano," afirmou.

Estiveram também presentes à mesa de honra do evento, a juíza eleitoral da 28ª Zona Eleitoral de Patos, Vanessa Moura e a estudante, representante do projeto “Jovem Protagonista”, Evelly Medeiros.
Campina Grande
A fase de interiorização do Projeto PoliTEENzando será concluída nesta sexta-feira (28), em Campina Grande. O terceiro evento do projeto ocorrerá às 14h, na 3ª Gerência Regional de Ensino, e contará com a participação de aproximadamente 300 estudantes e com a palestra de Stefani Juliana Vogel, chefe de gabinete do deputado Jadyel Alencar, reforçando o debate sobre a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais.
/saragomes/ascom/tre-pb/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Foto de capa: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grande grupo de jovens e alguns adultos, todos vestindo camisetas brancas, posando em frente a um telão de LED em um auditório. O telão exibe a logomarca do TRE-PB e o título do projeto "PoliTEENzando", e as poltronas pretas da plateia ocupam o primeiro plano da imagem.
Foto 1: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um grupo de quatro homens, sorrindo e em pé, lado a lado, em frente a um backdrop estampado nas cores amarela, branca e vermelha com o logo do projeto "PoliTEENzando". Todos usam camisetas brancas com o logo do projeto.
Foto 2: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece um painel de debate com cinco homens sentados no palco em cadeiras transparentes e brancas. Há outro homem em pé, no canto esquerdo, usando microfone, gesticulando para a plateia. Ao fundo, há um grande telão de LED em azul, com textos em destaque.
Foto 3: #PraTodosVerem: Na fotografia aparece uma jovem de cabelos cacheados e óculos, vestindo uma camiseta branca do projeto "PoliTEENzando" e calça jeans, em pé no corredor de um auditório. Ao fundo, um telão luminoso exibe o logo do projeto com a frase "Jovem que vota, muda a rota!".
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nossoX
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


