Comissão de Participação Feminina promove evento alusivo ao Outubro Rosa
O momento, conduzido pela COPFEM, foi realizado na sede, com transmissão para Zonas Eleitorais do Estado, e convidou servidoras(es) a vestir a cor rosa

Informação, troca de experiências e emoção marcaram o evento alusivo ao Outubro Rosa, promovido pela Comissão de Participação Feminina (COPFEM) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na manhã desta quinta-feira (23). Voltado a servidoras(es) e juízas(es), o evento contou com a presença de médicas e com o relato de uma paciente que enfrentou a jornada de tratamento contra o câncer de mama.
O evento, transmitido pelo YouTube para os cartórios eleitorais de todo o Estado, foi aberto pelo presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ao lado da juíza membro da Corte Eleitoral, Helena Fialho. Na ocasião, ele agradeceu à organização do evento, na pessoa da presidente da COPFEM, juíza Carmen Agra, e passou a palavra à juíza Helena Fialho para falar em nome da Corte.
A juíza Helena destacou que a participação feminina no Judiciário é uma realidade que precisa ser afirmada, reforçada e confirmada. Sobre a campanha de prevenção ao câncer de mama, ela ressaltou que as mulheres ainda sofrem com o tabu do autoconhecimento e do toque em si mesmas. “Este é um momento de informação importante. É uma luta, mas não significa uma sentença de morte. Estou feliz por estar aqui e ver este auditório colorido de rosa. Vejo mulheres, mas vejo também homens, e é muito importante ter essa participação masculina, porque é uma luta de todos nós.”
A juíza Carmen Agra agradeceu a presença de todos, especialmente dos servidores que se empenharam em organizar o evento em pouco tempo. Em seguida, ela passou a palavra às médicas presentes, já com alguns questionamentos sobre dúvidas em relação a marcadores genéticos e à idade recomendada para a primeira mamografia.
Participaram fazendo exposições a oncologista Anne Caroline Furtado, a dermatologista Marília Aranha e a mastologista Joana Barros, da ONG Amigos do Peito, que enviou um vídeo com uma mensagem para o público. Cada uma abordou um aspecto do autocuidado e do enfrentamento da realidade do câncer de mama, além de responder a dúvidas e questionamentos do público.
O momento mais emocionante ficou por conta do relato da agente de viagens Verona Borba, que enfrenta, desde o ano passado, o tratamento contra o câncer de mama. Emocionada, ela contou como foi o momento em que recebeu a notícia do diagnóstico. O relato da empresária trouxe os sentimentos vivenciados nas etapas do tratamento — a rede de apoio, o corte do cabelo e a menopausa forçada. “O câncer não define a gente; a gente pode seguir a nossa vida normalmente. Eu só parei a minha vida quando estava sob efeitos colaterais. No mais, mantenham seus exames em dia, cuidem-se, façam atividades físicas — não pelo físico, mas pelo nosso mental. É para aliviar as tensões do dia a dia.”
Após a fala dela, a médica oncologista lembrou que, uma vez tendo enfrentado o câncer de mama, a mulher convive com essa sombra. “Ela vive com a incerteza do que virá daí em diante. Depois de um diagnóstico desse, a incerteza é uma sombra — e as pessoas ao redor nem sempre dão tanta importância, porque acham que a pessoa já está curada, o cabelo já cresceu.” O evento foi encerrado com sorteio de brindes e uma foto coletiva.
Confira mais Fotos no FLICK
/michellesousa/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem todas as pessoas que participaram do evento alusivo ao Outubro Rosa posando na sala de sessões do TRE-PB
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


