TRE-PB avança na construção de sistema de gestão orçamentária e financeira
A solução tecnológica está sendo construída em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio de termo de cooperação.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está avançando na construção de um sistema de gestão orçamentária e financeira. O desenvolvimento desta solução tecnológica está sendo feito em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio de termo de cooperação.
O sistema, inspirado na ferramenta Pitágoras desenvolvida pelo MPPB, tem o objetivo de aperfeiçoar o acompanhamento da execução orçamentária e financeira pra melhor controle da alta gestão e Secretarias envolvidas. Ele é um dos 20 projetos estratégicos em desenvolvimento, apresentados na 1ª Reunião de Acompanhamento Estratégico (RAE).
Entre os benefícios desta ferramenta estão maior previsibilidade na execução orçamentária, transparência para as unidades e a gestão, redução de desperdícios e decisões reativas, fortalecimento da cultura de dados, como também alinhamento entre estratégia, orçamento e operação.
De acordo com o coordenador de Sistemas, Francisco Gomes, a ideia inicial era criar um painel de Business Intelligence (BI) que facilitasse aos gestores do Tribunal, a visualização das despesas e disponibilidade orçamentária para o ano vigente. Com o avanço do projeto, a proposta evoluiu para o desenvolvimento de uma ferramenta, que concentra em um único sistema, todas as etapas do processo orçamentário, do planejamento à execução.
“O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, enquanto esteve à frente da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) teve uma experiência positiva com a ferramenta Pitágoras. Diante disso, firmamos um termo de cooperação com os servidores que participaram da implementação dessa solução tecnológica, para desenvolvermos um sistema semelhante no TRE-PB, seguindo as diretrizes do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAF). A ideia é oferecer um sistema com uma visão ampla e didática sobre a situação financeira da instituição”, disse.

O chefe do Departamento de Gestão Estratégica e Projetos do MPPB, Ícaro Ramalho, em parceria com a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) e a Secretaria de Administração (SAD) está mapeando o fluxo de atividades dos processos orçamentário e financeiro e elaborando a descrição das regras de negócio. “Baseado na experiência aplicada no MPPB, estamos desenvolvendo uma ferramenta para controle orçamentário, adaptada a realidade do TRE-PB. A regra de negócio vai direcionar para o desenvolvimento do sistema, guiando o comportamento financeiro da organização, assegurando consistência, controle e alinhamento com os objetivos estratégicos”, explicou.
Na reunião, que ocorreu nesta quarta-feira (22) ficou acordado que o servidor do MPPB vai entregar a Regra de Negócio até o dia 29 de outubro. A partir dessa etapa, será construído um cronograma para desenvolvimento da solução.
De acordo com o presidente do TRE, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a iniciativa de desenvolver um sistema do controle orçamentário mais ágil, tecnológico e eficiente surgiu a partir de uma necessidade apontada no Workshop do planejamento estratégico. “Atualmente, o controle orçamentário ainda é realizado por meio de planilhas em Excel e outras metodologias rudimentares, que embora seguro, demanda tempo excessivo para produzir informações”, revelou.
Outro ponto negativo, segundo o desembargador, é a demora para visualizar a projeção das despesas. “Quando o gestor consegue identificar antecipadamente que determinadas despesas previstas não se confirmam, é possível redirecionar esse recurso para outras áreas que demandam investimentos imediatos”, disse.
Com essa nova ferramenta de controle e acompanhamento orçamentário, a gestão do TRE-PB passará a tomar decisões mais rápidas e assertivas. “Um exemplo disso foi a mudança no horário do expediente do TRE-PB, de 7h às 14 h, que resultou uma economia de quase R$ 30 mil reais na sede. Se eu tivesse uma ferramenta de projeção de despesa no início da gestão, seria possível visualizar com mais agilidade e eficiência, o melhor destino para realocar recursos", disse.
/saragomes/ascom/tre-pb/
#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias pessoas sentadas, dialogando em uma sala de reunião
#PraTodosVerem: Na fotografia interna aparecem várias pessoas sentadas, olhando para uma televisão que mostra um homem em evidência.
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify


