Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB apresenta Mapa Estratégico e 20 projetos de gestão na 1ª reunião da RAE

Participaram da reunião convidados, gestores, magistrados e servidores que irão coordenar os projetos incluídos no planejamento estratégico

#PraTodosVerem: Na fotografia homens e mulheres sentados em uma mesa, que tem o nome Estratégia,...

A primeira Reunião de Acompanhamento Estratégico (RAE) apresentou o Mapa Estratégico de gestão até 2032 e a construção dos 20 projetos estratégicos do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O encontro, que ocorreu no salão nobre do Tribunal, contou com a participação de gestores, servidores, magistrados e convidados. O momento marcou a transição da fase de planejamento para a execução.

A reunião começou com a apresentação da consultora da empresa 3GEN, Aline Vênere, que mostrou o método utilizado para a construção da estratégia. Ela contextualizou que o início dos trabalhos ocorreu no workshop de alinhamento estratégico, realizado no mês de julho, com a participação de mais de 200 pessoas. Em seguida, foram atualizadas as diretrizes e a identidade organizacional, a partir da entrega de valor para os usuários. Na sequência, foram realizadas 10 oficinas para identificar as lacunas. A partir do que foi alinhado nas oficinas, iniciou-se a construção do escopo dos 20 projetos estratégicos, apresentados nesta sexta (10) pelos responsáveis.

Para Aline Vênere, o planejamento estratégico representa um marco na gestão, pois, além de revisar a estratégia para os próximos sete anos, o plano está mudando a metodologia de gestão do TRE-PB. “A construção do plano estratégico foi feita para fazer sentido na rotina das pessoas que trabalham no Tribunal. Em vez de usar um modelo distante do cotidiano dos servidores, criamos uma metodologia conectada com a realidade de quem executa as ações. Definimos objetivos de longo prazo, como o combate à desinformação, a melhoria da prestação jurisdicional e dos serviços eleitorais, além do aumento da eficiência operacional. Para que tudo isso seja possível, precisamos investir nas pessoas — com capacitação, valorização e boas práticas de gestão e sustentabilidade”, declarou.

De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o processo de construção do planejamento estratégico começou com a escuta ampla, envolvendo todos os integrantes do TRE-PB — secretários, juízes e servidores —, com o intuito de compreender as principais dificuldades e perspectivas de futuro para o Tribunal. “O planejamento estratégico é um instrumento norteador das ações até 2032”.

Na mensagem aos participantes, o presidente pediu que todos entendessem, de fato, a responsabilidade a partir de agora. “O planejamento não é para ser apenas publicado, precisamos colocá-lo em prática. Peço a cada um de vocês que se dediquem ao máximo a esses projetos que ficaram sob a responsabilidade de vocês. Afinal, existe toda uma estrutura administrativa capitaneada por nós para auxiliá-los da melhor maneira possível para que alcancemos os resultados esperados”.

O secretário de Gestão Estratégica e Modernização do TRE-PB (SEGEM), José Augusto de Oliveira Neto, iniciou seu discurso mencionando que o planejamento estratégico é um dos três pilares da atual gestão do Tribunal. “Os pilares são atenção ao 1º grau de jurisdição, bem-estar dos servidores e um planejamento estratégico construído por todos. O primeiro passo foi desenhar a estratégia por meio de objetivos, resultados-chave e definição de metas de médio e longo prazo. Agora, entramos na fase de execução, auxiliando magistrados e servidores a alcançar os resultados esperados”.

José Augusto também destacou a importância da identidade institucional como base do planejamento estratégico. Foram definidos a missão, a visão e os valores da instituição. "A missão traduz o papel do Tribunal na sociedade, alinhado à Constituição, mas com uma compreensão mais palpável de sua função. A visão expressa onde o Tribunal pretende estar em sete anos, sendo traduzida nos objetivos. Já os valores são as condutas e comportamentos éticos", explicou o secretário.

A 1ª Reunião de Acompanhamento Estratégico (RAE) detalhou o Mapa Estratégico para todos e apresentou os gestores dos 20 projetos selecionados, que são os magistrados e servidores efetivos à frente da execução. O próximo passo é realizar reuniões mensais de acompanhamento pela ótica do Mapa Estratégico e, a cada trimestre, será realizada uma avaliação do andamento dos objetivos estratégicos.

Depois da apresentação do plano estratégico, os magistrados e os servidores escolhidos para cada um dos 20 projetos agradeceram a confiança e mencionaram a expectativa e os desafios para a execução das ações designadas a eles.

A Reunião da RAE contou ainda com a participação de convidados de instituições parceiras: o secretário de Estratégia, Inovação e Transformação Organizacional do Tribunal de Contas da União (TCU), Adriano Amorim; o diretor de Governança e Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Bruno Oliveira; e a promotora de Justiça e secretária de Planejamento e Gestão do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ana Maria França. O corregedor eleitoral e vice-presidente do TRE-PB, desembargador Márcio Murilo, foi representado pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Rodrigo Marques.

Confira mais fotos no FLICK

/saragomes/ascom/tre-pb/


#PraTodosVerem: Na fotografia homens e mulheres sentados em uma mesa, que tem o nome Estratégia, entre a logo do TRE-PB( à esquerda) e o símbolo tiro alvo (à direita)


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 14h.

Acesso rápido